25 abril, 2014

E se o seu parente fosse um morador de rua?

Este é um experimento social realizado pela ONG americana New York City Rescue Mission em parceria com a Silver + Partner para conscientizar e tentar descobrir se os nova-iorquinos que transitavam pelas ruas seriam capazes de reconhecerem os seus próprios parentes que fingiam serem pessoas desabrigadas.



Através de câmeras escondidas pelas ruas de Nova Iorque, a equipe da instituição resolveu filmar o comportamento de algumas pessoas que estavam andando pelas ruas, com o intuito de ver como seriam as reações delas quando se deparavam com algum membro de sua família disfarçado de morador de rua. Após isso, esses indivíduos eram convidados a assistirem aos seus vídeos.

Como era de se esperar o resultado foi unânime, até porque nenhuma delas reconheceu os seus parentes. O mais impressionante é que uma mulher ainda passou ao lado de sua mãe, tio e tia e ainda mesmo assim não conseguiu identificar nenhum deles. O diretor Jun Diaz, da produtora Smuggler, disse que uma pessoa que foi filmada pediu para não ser incluída no vídeo, porque não conseguia lidar com o tal fato, talvez pelo sentimento de vergonha quando confrontada com a realidade.

Diante disso, surge a seguinte questão: Será que você conseguiria perceber se houvesse algum membro da sua família ou será que os moradores de rua já se tornaram invisíveis de vez? Aproveite para conhecer mais sobre o projeto Make Them Visible e assista ao experimento social no vídeo abaixo.



Nota: O que você achou da ação?

3 comentários:

  1. O vídeo ficaria muito mais incrível, se viesse com a tradução das falas de cada personagem. Assim daria de entender o pensamento e sentimento de cada um!. Mas a mensagem já se fez valer. Parabéns!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jovem, estude inglês e isso não será mais problema =)

      Excluir
    2. Make people that don't speak english visible.

      Excluir

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato