21 julho, 2014

Como a mídia enxerga as mulheres brasileiras

As mulheres brasileiras são constantemente usadas como objeto de desejo nas propagandas para vender seus produtos. Este é um minidocumentário criado pelas organizações Paz com Dignidad em conjunto com a Revista Pueblos para mostrar como os veículos de comunicação enxergam as mulheres brasileiras.



Em terras brasileiras onde existe uma ampla diversidade de etnias como mulheres indígenas, africanas, europeias e asiáticas, apenas 47% se definem como brancas. Apesar disso, porque os grandes meios de comunicação apenas mostram um único modelo de mulher? Quem decide o que vende? Para desvendar essas questões, o documentário aborda padrões que foram criados pela mídia e traça um panorama onde no Brasil, apenas seis famílias controlam os principais meios de comunicação.

Atualmente, os veículos de comunicação somente colocam ao ar aquilo que é facilmente consumido pelo público sem qualquer tipo de senso crítico, o que na prática significa uma mulher branca, magra, jovem e heterossexual. Até então nenhuma novidade, tendo em vista que o Brasil se enquadra entre as cinco piores no ranking da educação entre os 40 países analisados no The Learning Curve (A Curva do Aprendizado), realizado pela The Economist Intelligence Unit (EIU) e Pearson Internacional.

O documentário ainda inclui entrevistas Terezinha Vicente e Rita Freire (Rede Mulher e Mídia), Jacira Melo (diretora do Instituto Patrícia Galvão), Iris Miranda (psicóloga e ativista) e Melissa Miranda (jornalista e ativista). Ao final, o vídeo sugere uma possível solução como a criação de debates sobre o assunto e mostra como essa imagem acaba sendo ruim para as mulheres (no caso, apenas daquelas que sentiram incomodadas e que não são magras e bonitas possivelmente), além também de trazer um questionamento: "Até quando seguiremos dominadas pelo controle remoto?".



Nota: O que você achou do vídeo?

29 comentários:

  1. Engraçado, todas as mulheres desse documentário, não fazem parte do padrão de beleza.
    As mulheres gostosas estão cagando para este documentário e se aproveitam desse padrão de beleza.
    Só cobrem dos homem mudar de idéia sobre isso, quando as mulheres pararem de ver os homem pelo seu dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se aqui tivesse like, o meu já seria seu fera

      Excluir
    2. machista que não come ninguém detectado

      Excluir
    3. Mulher que precisa de piroca detect

      Excluir
    4. Falou tudo!

      Excluir
    5. Só gorda insegura e rejeitada que fica de chorume.

      Excluir
  2. afinal,o quê essas capivaras recalcadas querem? uma lei que proíba mulheres bonitas em comercial? encher a televisão de bagulhos como elas? aaaaah vá vá vá...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uma lei que possa te enfiar de volta no saco do seu pai

      Excluir
    2. e outra para te enfiar de volta no c...da sua mãe.

      Excluir
  3. Mulher tem que ter PEITÃO, BUNDA, CURVAS, não precisa ter muita opinião e tem que adorar sexo. Simples assim! O resto, é "perfumaria"....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e homem tinha que vir na versão mudo e sem dedos pra não ficar escrevendo merda. O resto é perfumaria

      Excluir
    2. mulher tinha que ter botão de liga/desliga após o sexo.

      Excluir
  4. Que comentários de merda heim. O maior problema aqui é essa mania de generalizar, nem todo homem é isso ou toda mulher é aquilo.

    E por um acaso Sr° Anônimo "espertão" você já viu algum documentário feito apenas por mulheres que fazem parte do padrão de beleza? Se viu e o conteúdo for no mínimo agregador me avise.
    As mulheres "gostosas" estão cagando pra isso e para um monte de coisa já que a maioria dos homens valoriza muito mais uma "mulher gostosa" que qualquer outro 'tipo' de mulher. E sinceramente nem toda mulher vê os homens apenas pelo seu dinheiro.
    É que assim como para os homens é mais fácil perdoar defeitos de caráter em uma mulher que seja 100% gostosa, pra uma mulher é mais fácil perdoar os defeitos de caráter de um homem rico! Assim como tem pessoas que não pensam assim.
    Parem de generalizar ok.

    ResponderExcluir
  5. A mulher perfeita é dona de bar, muda e louca por sexo.

    ResponderExcluir
  6. ISSO É CONVERSINHA DE BARANGA INVEJOSA !!


    COMEDOR DE CARNUDAS

    ResponderExcluir
  7. legal mesmo é passar a vara gostoso nas mulheres que realmente instigam !


    macho pra cacete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pena que não consegue hahaha

      Excluir
    2. Sem duvida consigo nóia !


      macho pra cacete

      Excluir
  8. E AS GLOBELEZAS QUE SÓ PODEM SER NEGRAS? POR QUE NAO PODEM SER LOIRAS, RUIVAS, JAPONESAS???????

    ResponderExcluir
  9. Concordo com a opiniao dessa fundacao. A figura da mulher no brasil e extremamente depreciativa. Nos eua, a mulher e tratada em outro nivel, sao respeitadas ao extremo, e o que uma mulher diz para um policial e lei. Nunca precisei ouvir um "ei gostosa" nos eua, agora no Brasil...coisa de pais atrasado isso ai!

    ResponderExcluir
  10. esse feminismo moderno tem uma explicação pra mim..FALTA DE ROLA....simples assim, ate a minha namorada concorda que mulher feliz e que tem o oq fazer nao fica ai gritando com plaquinha erguida e mostrando as teta....esse modernismo ta fudendo com td mesmo,....

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus é cada comentário machista, desagregador, me respondam uma coisa vcs gostariam que a mãe ou a irmã de vcs fossem tratadas assim? Enfim:
    1 acho completamente certo as mulheres aqui serem vistas com mais dignidade, não somos apenas um brinquedinho de sexo
    2. A televisão deveria mostrar mais a mulher de verdade, bonitas, mas reais e não mostra padrões de beleza inalcançáveis até para as modelos porque os photoshop é exagerado.
    3.É fácil pra vcs homens falarem, é fácil demais, agr vão viver como nos, menstruar, trabalhar, lidar com tarefas domesticas e por anos viver oprimidas por vocês, coloquem-se no nosso lugar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaah e sim sou feminista e NÃO femista, que é o contrario do machismo, que prega o superioridade feminina porque na real ninguém é superior, e não sou mal comida, sou mto mas mto bem comida ;)

      Excluir
  12. primeiro nada contra mas......

    me digam então por que as mulheres se produzem tanto???
    mulher gosta de ficar bonita
    mulher gosta de ficar desejada
    mulher gosta de se sentir interessada e interessante
    mulher gosta de se produzir
    sejam elas quem forem....
    mulheres por favor o mundo é mais bonito com vcs portanto vai e arrasa
    e qto ao resto

    parem de friagens qta frescura....

    ResponderExcluir
  13. https://www.youtube.com/watch?v=n93rR6WdqNs&list=LLmF5PzbRtX3XBbsBJa6GJsg&index=18

    ResponderExcluir
  14. Concordo em parte com algumas posições apresentadas. Há um excesso de lascividade nas propagandas brasileiras, principalmente, no que se refere à mulher. O que me chamou a atenção foi o dito sobre a divisão do horário comercial. Vejo um cunho de perigo quando uma das entrevistadas fala sobre a inclusão do horário “público” para movimentos sociais, rádios comunitárias e outros. Da mesma forma que elas reclamam dos interesses ocultos nos comerciais e na TV como um todo, também não vejo com bons olhos esse tipo de proposta. Enquanto ficamos discutido se as entrevistadas são feias, mal amadas e se os comerciais devem ou não apresentar mulheres gostosas, usaram de um tema que mexeu com as opiniões e, subliminarmente introduziram o que alguns desejam que é o controle da mídia. Brasil Um País de Tolos

    ResponderExcluir
  15. Putsgrilles, eu vejo um bando de vadias posando pra revista masculina e depois que as tetas caem, viram religiosas e puritanas. A maioria não se valoriza,vão tomar #*&@.

    ResponderExcluir
  16. AS BARANGA RIDÍCULAS PIRAM!!!! PARECEM AQUELAS PTISTAS QUE APARECEM NOS JORNAIS RECLAMANDO DA MÍDIA PORQUE SÓ MOSTRAM MULHERES DE VERDADE E NÃO MONSTRENGAS COMO MARILENA CHAUÍ, MARTAXA SUPLICY, GRAÇA(HAHAHA) FOSTER, DILMA 44 BICO LARGO, E OUTRAS "ATIVISTAS" DE SOVACO PELUDO..HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  17. Olá, particularmente me considero um cara legal, prezo pelos bons tratamentos particularmente com mulheres, não por sexo ou interesse mas sim respeito, minha opinião sobre esteriótipos padrões de beleza é... Gosto de mulher gostosa, gosto de mulher interessante, gosto de mulher que sabe conversar, gosto de mulher de varias maneiras, e em quesitos de atração darei prioridade para que tiver mais destas qualidades e ser atraente é a porta de entrada para descobrirmos as outras qualidades, caso seja apenas atração, um bom sexo que seja bom para os dois já me apetece.

    ResponderExcluir

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato