23 julho, 2014

Qual a porcentagem do cérebro que você usa?

Há um mito que tem sido propagado por mais de um século, onde dois terços da população acredita que nós usamos apenas 10% dos nossos cérebros. O fato é que os nossos cérebros densos cheio de neurônios evoluíram para usar a menor quantidade de energia durante a realização do máximo de informações.



Na década de 1890, William James, um dos fundadores da psicologia moderna disse que a maioria de nós não utiliza nosso potencial mental. Na realidade ele disse isso como um desafio, não como uma acusação de pouco uso do cérebro, mas o mal-entendido continua até os dias atuais. Neste estudo realizado na conferência do TED, o educador Richard E. Cytowic desmascara este mito neurológico e explica por que não somos bons em multitarefa, apesar de ter muito "especialista" da era digital insistir no inverso.

O fato é que o nosso cérebro coloca atenção em apenas uma única atividade. Sendo assim, quanto mais atividades são feitas simultaneamente, nós realizamos cada tarefa pior e o rendimento acaba caindo bastante, ao invés do que se a fizéssemos com toda atenção. Além disso, a redução da capacidade de compreensão e precisão de respostas são fatores que influenciam em nossa distração.

Além disso, o estudo mostra que para a eficiência máxima é necessário entre 1% e 16% das células devem ser ativas em um determinado momento, pois esse é o limite de energia com que temos que viver para se manter consciente. Contudo, a necessidade de conservar recursos é a razão pela qual a maioria das operações cerebrais tem que acontecer fora da consciência. Antes de assistir ao vídeo, não se esqueça de ativar as legendas em português.



Nota: O que você achou do vídeo?

0  comentários:

Postar um comentário

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato