01 dezembro, 2014

As entradas gratuitas devem ser conquistadas

Para enfrentar este calor nada melhor que se refrescar um pouco. Entretanto, em Vancouver, no Canadá, nesta época do ano costuma registrar uma temperatura um pouco abaixo de zero. Com a premissa que as entradas para o parque não devem ser ganhas, mas sim conquistadas, resolveram então lançar um desafio.


O desafio criado pela agência canadense Rethink consistia em esconder vários bilhetes gratuitos para o parque aquático Splashdown em diversos locais. A mecânica funcionava da seguinte forma: Através do site eram informados alguns pontos da cidade onde os supostos ingressos estariam e com isso, as pessoas teriam que além de achar, necessariamente também se molhar para ganhar o seu prêmio. Com um orçamento de apenas 3 mil dólares, a ação conseguiu gerar centenas de milhares de impressões em mídia espontânea pelas redes sociais.

Apesar de ser uma experiência marcante, talvez a ação não tenha ganhado tantas proporções. Uma possível explicação para isso pode ser o fato que o desafio foi realizado para benefício próprio e não focado em ajudar outras pessoas, igual a campanha do "Ice Bucket Challenge" (Desafio do balde de gelo) que teve também a participação do Mark Zuckerberg (fundador do Facebook), onde a ideia era derramar água fria com gelo sobre a cabeça para arrecadar dinheiro para caridade.

Naquele caso, apesar do desafio ter sido modesto, foi a adesão de celebridades que tornou a proposta um fenômeno. Em contrapartida, diversos participantes foram acusados de usar a brincadeira para promover a si mesmo como benfeitores, e logo, a solidariedade teria dado lugar ao exibicionismo. Polêmicas à parte, o fato é que os participantes conseguiram mobilizar milhões de pessoas ao redor do mundo e aumentar o número de doações, mas isso já é assunto para outra pauta. Confira o vídeo-case da campanha abaixo.



Nota: O que você achou da ação?

0  comentários:

Postar um comentário

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato