03 dezembro, 2014

E se a Black Friday fosse uma sexta-feira 13?

Você comprou algo por impulso apenas porque estava mais barato para tentar preencher o vazio que estava faltando? Ao invés disso, que tal ajudar alguém que realmente precisa? Pois bem, a publicidade sabe muito bem como criar essas diversas formas mirabolantes para convencer você a comprar o que você não queria.



O canal de humor chamado Nacho Punch do Youtube resolveu fazer uma paródia da "Black Friday" (sexta-feira negra, em inglês) através de um trailer fictício para mostrar o comportamento humano de como as pessoas reagem ao consumismo desenfreado diante da enorme quantidade de promoções que surgem neste dia tão aguardado e também da facilidade com que se anda armado e se mata nos Estados Unidos.

Ora, uma das críticas mais comuns sobre a sociedade de consumo é por se tratar de um tipo de sociedade que se "rendeu" frente as forças do sistema capitalista e que, por tanto, seus critérios e bases culturais estão submetidos as criações postas ao alcance do consumidor. Neste sentido, as pessoas foram convertidas a simples consumidores que encontram o prazer no mero consumo por si só, e não pela vontade de possuir o produto. Infelizmente, o impacto desta sociedade de consumo ao meio ambiente em geral é sem dúvida a rápida obsolescência dos equipamentos, causando hoje na sociedade o que conhecemos como lixo tecnológico, que também prejudica muito a natureza.

Nesta linha de raciocínio, os consumidores finais perderiam as características de indivíduos para passarem a ser considerados uma massa de consumidores que se pode influir através de técnicas de marketing, inclusive chegando a criação de "falsas necessidades" entre eles. Do ponto de vista ambiental, a sociedade de consumo se vê como insustentável, implicando desta forma num constante aumento da extração de recursos naturais, e do despejo de resíduos, até o ponto de ameaçar a capacidade de regeneração da natureza desses mesmos recursos imprescindíveis para a sobrevivência humana.

Por outro lado, para alguns defensores, a sociedade de consumo é consequência do alto desenvolvimento que chegou a determinadas classes sociais e se manifesta no incremento da renda nacional. Por sua vez, possibilita que um número cada vez maior de pessoas adquiram bens cada vez mais diversificados, desta forma, facilitando o acesso a uma maior quantidade e qualidade de produtos por uma parte maior da sociedade, se estaria produzindo uma maior igualdade social.


Nota: O que você achou do vídeo?

0  comentários:

Postar um comentário

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato