07 abril, 2015

Mentira em que vivemos em tempos modernos

Agora você poderia estar em qualquer lugar fazendo qualquer coisa. Em vez disso, está sentado sozinho diante de uma tela. O que está nos impedindo de fazer o que queremos? O documentário "The Lie We Live" (A mentira em que vivemos) criado por Spencer Cathcart faz uma reflexão sobre os tempos modernos.



O documentário faz um paralelo sobre a nossa liberdade, a educação atual e como os alunos são testados e classificados como sujeitos em laboratórios, o dinheiro como ferramenta usada para controlar as pessoas, as alterações climáticas, as empresas farmacêuticas que dependem do sofrimento das pessoas para lucrar, como as companhias vendem fantasias como se fossem a realidade, o nosso tratamento diferenciado com os cães e gatos que aprendemos a amar, o sistema econômico capitalista, os alimentos geneticamente modificados e o porquê mais de um bilhão de pessoas estão morrendo de fome, sendo que existe comida suficiente para todos, além de mostrar como o sistema realmente funciona.

Em tempos modernos, continuamos a agir de maneira primitiva em vez de raciocinar e ter compaixão pelos outros. Neste mundo de destruição em busca de alegria, esquecemo-nos de olhar para dentro de nós mesmos. Aliás, muitas das pessoas mais felizes são aquelas que possuem pouco, ao invés daqueles celulares de última geração, casas enormes e carros de luxo. Neste paradoxo de nossa sociedade, acabamos nos tornamos desconectados, idolatrando pessoas que nunca conhecemos, testemunhando na realidade o extraordinário nas telas, mas o ordinário em qualquer lugar.

Atualmente, temos a internet que nos dá o poder de compartilhar uma mensagem e unir milhões ao redor do mundo. Para melhor ou pior, nossa geração irá determinar o futuro da vida no planeta. Ao final, o documentário faz uma provocação, onde podemos escolher esculpir o nosso próprio caminho ou seguir a estrada que inúmeros outros já seguiram.

Nota: O que você achou do vídeo?

4 comentários:

  1. Antes de tudo pesquisem sobre a vida do Spencer CathCart. Como ele viveu, estudou e sobretudo como ele conseguiu ser o que ele gosta de ser hoje profissionalmente. Em nenhum momento da vida dele ele abdicou daquilo que critica tão bem no seu documentário. Ele não é ninguém sofrido ou oprimido pela sociedade consumista. É uma pessoa que viveu, vive e agora viverá muito melhor pela grana que esse documentário vai render.
    Disfarçadamente esse pessoal todo só fala de excessos alheios em consumo, ou de uma suposta obsessão consumista da sociedade civilizada atual, por que sempre tiveram acesso com facilidade a tudo de melhor e mais moderno! Essa é uma pregação de uma espécie de volta aos primórdios da civilização aonde um indivíduo saia todos os dias para caçar para sua família e para sua tribo! Ora pílulas! Podemos sim aproveitar a natureza no nosso lazer, que é o que todo mundo faz em feriados em férias ou finais de semana. Ah! Mas estamos degradando a natureza com poluição e a agricultura e etc. e tal...Leis estão sendo criadas todos os dias para coibir isto, além do que existem órgãos públicos específicos que cuidam para evitar esses atos e ainda promovem recuperação das áreas afetadas! Se isto não acontece aonde você mora (Rio de Janeiro e São Paulo por exemplo) Falta a você cidadão ser enérgico na cobrança disto junto as autoridades!
    Idiota completo esse Spencer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, nunca havia visto tamanha lucidez em uma crítica à algo (ou a alguém).
      Ainda há vida inteligente na internet.
      Toma meu like!

      Excluir
  2. Esse vídeo - looongo - parece um discurso daqueles personagens dos cinemas que pregam a extinção da raça humana e que vão fazer uma limpeza no planeta.

    ResponderExcluir
  3. filosoficamente, penso, mas não penso do mesmo raciocínio lógico....o raciocínio linear, cartesianom, não satisfaz atos linguisticos que evidenciem certezas....

    ResponderExcluir

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato