sexta-feira, 8 de maio de 2015

A epidemia de bocejos no metrô de São Paulo

Há diversas teorias que explicam o fenômeno do bocejo, mas nenhuma delas ainda conseguiu desvendar esse grande mistério da humanidade. Segundo um estudo feito pela State University of New York, cerca de 70% das pessoas bocejam quando veem alguém bocejando. Afinal, por que é que o bocejo é contagioso?



A teoria mais aceita é a de que o bocejo é causado por um feromônio semelhante ao medo. Isso porque ao bocejar, o cérebro ativa um mecanismo de defesa presente desde os primeiros hominídeos, que libera o feromônio. Durante as caças e guerras, era inevitável que em algum momento sentissem cansaço e ao bocejar ficavam vulneráveis. O cérebro, então, se encarregava de causar a mesma ação em quem estivesse próximo, incluindo outros animais, permitindo uma vantagem de alguns segundos. Com o passar da evolução, o bocejo perdeu a característica principal de defesa, e hoje atua como um reflexo retrocognitivo involuntário, podendo ser ativado por representações visuais.

Pensando nisso, a agência Lew’LaraTBWA criou a campanha "A epidemia de bocejos" para o Café Pelé, onde foi instalado um painel digital acionado por sensor de presença na Estação Fradique Coutinho da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo. A mecânica funciona da seguinte forma: Quando alguém se aproximava perto do dispositivo aparecia sempre uma pessoa com cara de sono no painel e quanto mais pessoas passavam pelo local, mais o painel bocejava, começando assim uma verdadeira epidemia. Além disso, promotoras da marca foram convidadas para servirem café para quem repetisse o ato. Ao final, a mensagem no painel mostrava: "Bocejou também? É hora do café. Café Pelé".

Em tempos onde a atenção está cada vez mais fragmentada, capturar a atenção do público com algo criativo está cada vez mais disputado. Diante disso, surgem algumas questões: Será que é preciso apelar ou estamos perdendo a habilidade de ser criativo? E a ética, onde se encaixaria nisso tudo? É justo tentar mexer no processo de decisão através do inconsciente das pessoas? E prestar mais atenção a um anúncio significa, de fato, mais vontade de comprar? Enfim, aproveite para tirar a sua conclusão no vídeo abaixo.



Nota: O que você achou da ação?

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