05 setembro, 2016

Um mundo sem imagens na vida dos cegos

Este é um documentário chamado "Um mundo sem imagens" produzido pelos alunos da Faculdade FAMMA (Faculdade Metropolitana de Maringá) que mostra a percepção dos deficientes visuais diante das situações comuns, as suas dificuldades que eles enfrentam no dia a dia e também os preconceitos na sociedade.


O documentário mostra o aspecto das propagandas somente com imagens e que não falam nada, sendo totalmente disfuncionais para os deficientes visuais. Teatros, museus e até mesmo os próprios filmes têm poucas adaptações de áudio descrição. Desta forma, podemos observar que falta mais responsabilidade social quanto a isso, pois os cegos acabam sendo lembrados somente no momento que chega o período das campanhas eleitorais, quando necessariamente é obrigatório ter acessibilidade através de uma intérprete auxiliando na tradução da linguagem de sinais aos surdos e áudio descrição aos cegos.

Diz o ditado popular: O pior cego é aquele que não quer enxergar. Aliás, nem sempre a cegueira é a falta de visão, mas, essencialmente, de discernimento. Há muitos que conseguem enxergar através do aparelho visual, recebem luz que entra pela retina, mas as imagens que chegam ao cérebro não possuem sentidos, pois há um dano na consciência e a mente consequentemente não está pronta para dar significados àquilo que foi captado do meio exterior.

Em tempos modernos, onde milhões de humanos estão conectados neuralmente a matrix, num mundo onde a realidade é virtual e o que se vê, não é aquilo que existe, temos, então, a sociedade dos desamparados. Porém, diferentemente dos deficientes visuais, eles possuem os olhos para enxergar tudo a sua volta, mas acabando não usando eles, de fato. E então, surge a questão: Será que temos enxergado o mundo ao nosso redor ou pelo menos temos percebido aquilo que realmente é essencial e invisível aos olhos?



Nota: O que você achou do vídeo?

0  comentários:

Postar um comentário

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato