07 março, 2017

Humanos e robôs andarão juntos no futuro?

Quantos de nós somos "ciborgues" melhorados? Na era da "Augmented Reality" (Realidade Aumentada), o futurista Maurice Conti nos apresenta sua visão bastante otimista através de uma palestra no TED, onde os robôs e humanos trabalharão lado a lado para realizar feitos que nenhum deles conseguiria fazer sozinho.


Sendo assim, os dois usariam aquilo que eles têm de bom, ou seja, o ser humano utilizaria a consciência, percepção e tomada de decisões, enquanto o robô a precisão e repetitividade, de forma mais rápida e menos cansativa. Aliás, o que você consegue quando dá um sistema nervoso digital a uma ferramenta de design? Computadores conseguem melhorar nossa habilidade de pensar e imaginar, e sistemas robóticos conseguem inventar e construir novos designs radicais para pontes, carros, drones e muito mais, tudo por conta própria. 

Através da inteligência artificial as máquinas fazem exatamente aquilo que lhe dizemos com perfeita precisão e nada mais, ou seja, solucionam problemas bem definidos, só que não são intuitivos e, para isso, ainda precisam começar do zero toda vez. Com o avanço da computação cognitiva, programas inteligentes podem gerar as suas próprias soluções para os problemas. 

Após isso, Maurice ainda lembra-nos que o computador artificial AlphaGo desenvolvido pela DeepMind conseguiu vencer o melhor ser humano no jogo "Go". Alguns cientistas traduziram isso como intuição com base nos dados de seu aprendizado, pois algumas de suas decisões não eram tão claras. No geral, o que podemos observar é que em um determinado momento houve um desequilíbrio na forma de investir nosso tempo, enquanto há muito mais investimento em programação e máquinas, por exemplo, há bem menos investimento do esforço de pensar por si mesmo. Se você preferir, assista ao vídeo com as legendas em português sobre essas incríveis invenções da inteligência artificial intuitiva.


Nota: O que você achou do vídeo?

0  comentários:

Postar um comentário

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato