04 abril, 2017

Você já imaginou conversar com obras de arte?

No Brasil, mais de 70% da população nunca esteve num museu ou alguma instituição cultural. Parte deste público se sente distante desse tipo de instituição por entender que o ambiente não dialoga com eles. Diante disso, a agência Ogilvy criou o projeto "A Voz da Arte" em parceria com a Pinacoteca de SP e a IBM.



A partir da quarta-feira (5), a Pinacoteca estará aberta ao público. Na chegada à Pinacoteca, os visitantes receberão um dispositivo com o aplicativo A Voz da Arte. Ao caminhar pelo museu, o público receberá notificações sobre a proximidade de obras interativas e serão estimulados a fazer perguntas para a obra que estiver mais próxima. Toda essa interação será realizada por áudio e voz em português. Além disso, os deficientes auditivos também podem participar desta experiência por meio de conversa escrita.

Educadores e curadores da Pinacoteca de SP fizeram a seleção de algumas obras do acervo do museu, e trabalharam junto com o Watson (coletando milhares de perguntas e dúvidas que os visitantes do museu possuíam sobre as obras) para ensiná-lo sobre diversos temas. Para isso, a equipe da IBM utilizou APIs de entendimento de linguagem natural e sistema de voz disponíveis no IBM Bluemix em conjunto com as capacidades cognitivas de aprendizado do Watson. Para quem se interessar em ver essa experiência tem até 5 de junho (quarta a segunda, entre 10h e 17h) para conhecer mais sobre essas obras.

A campanha levanta uma questão fundamental sobre a essência do ser humano que é de relacionar com outras pessoas de carne e osso. Aliás, por que estamos preferindo conversar com máquinas ao invés de alguma pessoa que esteja próxima? Será que estamos ficando antissociais e não nos satisfaz mais estar com outra pessoa? De acordo com a psicóloga e pesquisadora do MIT (Massachusetts Institute of Technology) Sherry Turkle, a explicação para isso é que talvez as pessoas esperassem mais da tecnologia e menos um do outro, até porque robôs sociais dariam a nós a ilusão do companheirismo sem as exigências da amizade.


Nota: O que você achou da ação?

0  comentários:

Postar um comentário

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato