26 setembro, 2017

Como o smartphone está mudando seu cérebro

Dos 7 bilhões de pessoas na Terra, cerca de 6 bilhões possuem um celular. O que impressiona nesses dados é que somente 4,5 bilhões tem acesso a um banheiro. Então, como esses aparelhos tão populares estão mudando seu corpo e também seu cérebro? Pra explicar isso, o canal AsapSCIENCE criou um vídeo curioso.


Se você está olhando pra baixo pro seu celular neste momento, o ângulo de sua coluna é equivalente ao de uma criança de 8 anos sentada no seu pescoço, o que é muita coisa, considerando que as pessoas gastam em média de 4,7 horas por dia olhando para seus celulares. Isso, combinado com a quantidade de tempo gasto em frente a computadores tem levado a um aumento da prevalência da miopia ou doenças na visão de curto alcance na América do Norte. Nos anos 70, cerca de um quarto da população tinha miopia, onde hoje quase metade possuem.

Em algumas partes da Ásia, de 80 a 90% da população agora sofrem com problemas na visão. Um bom exemplo é o famoso jogo Candy Crush. Conforme você joga, você conquista pequenos objetivos, fazendo seu cérebro ser recompensado com uma pequena dose de dopamina, e de vez em quando, você recebe conteúdo novo. Essa novidade também te dá pequenas explosões de dopamina e juntas criam o que é conhecido como "loop" da compulsão", sendo o mesmo efeito de uma nicotina ou cocaína. Nossos cérebros foram feitos com a necessidade de procurar por algo novo, e é por isso que os aplicativos nos celulares foram feitos: pra prover novo conteúdo constantemente, fazendo com que seja difícil deixá-los.

Como resultado, 93% dos jovens com idades de 18 a 29 anos disseram que usam os seus smartphones como uma ferramenta para fugir do tédio ao invés de fazer outras atividades. Além disso, experimentos têm mostrado que a potência das ondas alfa é aumentada significantemente durante uma ligação, por exemplo, o que significa que as transmissões de um aparelho pode afetar a maneira com que o seu cérebro funciona, inclusive durante o sono, quando antes de dormir você resolve verificar novamente o celular.


Nota: O que você achou do vídeo?

0  comentários:

Postar um comentário

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato