25 outubro, 2017

O que é o transtorno do déficit de natureza?

Em entrevista ao projeto "Criança e Natureza" do Instituto Alana que trabalha para encontrar caminhos transformadores para as novas gerações, buscando um mundo mais sustentável e de excelentes relações humanas, o jornalista e especialista em advocacy pela infância Richard Louv nos guia para uma reflexão.


Em seu depoimento, ele nos conta sobre as consequências de manter as crianças sentadas e fechadas em ambientes escolares ou domésticos, nos quais elas estão usando cada vez menos sentidos, além do que é um direito humano da criança ter esses tipos de experiências na natureza. Privadas do contato direto com a natureza e de seus benefícios para a saúde física e psíquica, as crianças podem apresentar sintomas do que Richard Louv denomina como um transtorno do déficit de natureza.

O termo linguístico foi um jeito de descrever essa sensação que temos há tempos de desconexão com a natureza. Além disso, ele nos lembra dos problemas como deficiência de vitamina D (nome geral dado a um grupo de compostos lipossolúveis que são essenciais para manter o equilíbrio mineral no corpo), devido aos recessos, cancelamento dos passeios escolares e as aulas de educação física que foram cortadas nas escolas americanas. Ao final, Louv finaliza dizendo que ficar sentado nos dias atuais é novo fumar.



Nota: O que você achou do vídeo?

Um comentário:

  1. Oi tudo bem? Nossa adorei o tema do Blog e li uns 3 artigos obrigado pelo conteúdo! Vim pelo parceiro Eu te Salvo visita meu link também? Acesse: http://eutesalvo.com/c/173607 Obrigado beijos.

    ResponderExcluir

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato