22 dezembro, 2017

Minimalismo e as coisas importantes da vida

Grande parte de nossa vida é vivenciada sob uma neblina de comportamento automático e habitual. Este é um documentário chamado "Minimalismo" que fala sobre as coisas importantes da vida. Nele, você verá pessoas de diferentes áreas que acreditam que bens materiais quando em excesso não trazem felicidade.


O documentário aborda histórias de pessoas que defendem um modo de vida mais saudável, sem exagero nas compras e vivem apenas com o essencial. Diante de nossa cultura do consumo atual no qual em sua maior parte, tem causado uma cegueira e definitivamente, uma ilusão, de fato, de como nossas vidas deveriam ser, pois é natural pessoas usarem as vidas de outras ou até mesmo imaginárias como critério. Neste sentido, quando nos deparamos que há mais de um molde e que podemos criar nosso próprio molde que funciona para nós, é então que surge o despertar.

Um dado curioso é que cada vez mais, temos pessoas morando em casas maiores, só que elas não usam todo espaço que têm. Aliás, o diretor de comunicações da LifeEdited, David Friedlander diz que um estudo feito através de um mapa de calor mostrou o deslocamento de uma família de quatro pessoas em uma casa mediana ao longo de um dia e foi descoberto que as pessoas usavam, talvez, quarenta por cento do espaço delas, pois muitos cômodos não eram usados, criando um enorme vazio que então, se tornava necessário o preenchimento com bens materiais.

Em termos históricos, o mundo tem virado do avesso, já que vivemos em um mundo onde os bens materiais são muito importantes pelos seus significados simbólicos e de como eles nos posicionam no sistema de status, baseado no que a propaganda ou a mídia diz sobre eles. Para o neurocientista Sam Harris, ele diz que atualmente estamos nos movendo de um estímulo para outro, em busca da sensação de dopamina constante através dos variados tipos dispositivos tecnológicos e que talvez, esse seja o preço que pagamos.


Nota: O que você achou do vídeo?

0  comentários:

Postar um comentário

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato