28 novembro, 2018

Como as escolas acabam com sua criatividade

Esta é uma palestra do Ken Robinson no TED, onde ele sublinha os 3 princípios cruciais para que a mente humana floresça e como a atual cultura da educação trabalha contra isso. Em uma conversa descontraída, ele nos conta como criar um sistema educacional que estimula ao invés de enfraquecer a criatividade.


O especialista em criatividade Ken Robinson desafia a forma como estamos educando nossos filhos. Ele defende uma reformulação total de nossos sistemas escolares, para cultivar a criatividade e reconhecer os vários tipos de inteligência. O autor diz que estamos educando as pessoas para serem menos criativas e cita Pablo Picasso, dizendo que todas as crianças nascem artistas, porém, o problema é fazer com que elas permaneçam artistas enquanto crescemos.

Além disso, ele diz que todo sistema educacional do planeta tem a mesma hierarquia de disciplinas, onde arte e música geralmente têm uma importância maior nas escolas. Na visão dele, o objetivo da educação pública ao redor do mundo é de produzir professores universitários, o que é curioso, uma vez que não devemos colocá-los no topo das realizações humanas. Outro ponto que chama a atenção é sobre o processo de inflação acadêmica, onde ele diz que antigamente pediam que você tivesse um bacharelado para você conseguir trabalhar e nos dias de hoje pedem mestrado e doutorado, ou seja, é um indicativo de que toda a estrutura educacional está mudando e que precisamos repensar a nossa visão de inteligência. E ainda mais, com a explosão populacional e a tecnologia, de repente, diplomas não valem mais nada.

Em sua experiência, também ele nos conta que o sistema foi criado justamente para atender a demanda da industrialização, porque as universidades planejaram o sistema à sua própria imagem. A consequência disso é que muitas pessoas altamente talentosas pensam que não são, porque aquilo que elas eram boas na escola não era valorizado.


Nota: O que você achou do vídeo?

0  comentários:

Postar um comentário

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato