14 janeiro, 2019

Precisamos refazer a internet que conhecemos

Atualmente, as redes sociais são praticamente um segundo documento de identidade, ou seja, se você não participar de determinada plataforma, muitas vezes, isso é um sinônimo de total isolamento. No entanto, você já pensou como é que seria se você deletasse os seus perfis na rede e levasse uma vida diferente?


Na palestra realizada no TED pelo Jaron Lanier, considerado o pai da realidade virtual e uma das maiores referências e críticos do Vale do Silício, ele diz não ter conta em nenhuma rede social e deixa bem claro sobre o por quê: "Evito as redes sociais pela mesma razão que evito as drogas". Você pode perceber que os maiores líderes da área de tecnologia geralmente são "low profile" (ou seja, possuem estilos discretos e chamam pouca atenção), apesar de estarem à frente de tudo o que está ocorrendo.

O motivo disto ainda continuar acontecendo é porque estão viciados nesse modelo como seus próprios usuários. Segundo ele, as bases da internet foram fundamentadas em um modelo de negócio regido pelas propagandas. Os anúncios, nossos velhos conhecidos das mídias tradicionais, ganharam uma nova dimensão à medida que a internet se desenvolvia. O que antes era apenas a exposição de um produto, agora é uma engrenagem de algoritmos que modificam o comportamento de milhões de pessoas diariamente. E o pior: sem que quase ninguém perceba disso.

Neste sentido, temos os dispositivos que controlam nossas vidas, monitoram nossos dados e nos alimentam de estímulos. Parece familiar? Nesta palestra visionária, Lanier fala que precisamos criar uma cultura em torno da tecnologia que seja bonita e ao mesmo tempo também profunda e significativa para que possamos compreender esse erro e desfazê-la. Ao final, ele complementa: "Não podemos ter uma sociedade na qual, se duas pessoas desejam se comunicar, a única maneira que pode acontecer é se ela é financiada por uma terceira pessoa que deseja manipulá-las".


Nota: O que você achou do vídeo?

0  comentários:

Postar um comentário

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato