26 dezembro, 2008

Primus: Se beber, não dirija

Para incentivar a beber com responsabilidade, a agência Lew'Lara\TBWA criou uma ação para a cerveja Primus, usando os elementos urbanos geralmente envolvidos em acidentes de trânsito. A estratégia foi usar hidrantes cobertos com espelhos, para simular globos de discoteca.



Agencia: Lew'Lara\TBWA, São Paulo, Brasil

Título da peça: "Não acabe sua noite aqui. Se beber não dirija"

25 dezembro, 2008

Ford Focus x Batata Smiths

Lembra do comercial de televisão do novo Ford Focus criada pela agência JWT (Brasil), que tinha como música temática o "Happy Together", da banda The Turtles? Veja o vídeo abaixo.



Agora veja o comercial da Batata Smiths (Austrália).



Nota: Você deve ter percebido uma certa semelhança entre os dois comerciais. Sim é verdade, mas a questão é, até que ponto é referência ou cópia?

24 dezembro, 2008

Sony Ericsson: Capa Gigante

Os assinantes da revista Veja receberão, seus exemplares com a capa três vezes maior que o tamanho natural. Com criação da agência Talent, a peça divulga o lançamento do celular Sony Ericsson C905 Cybershot, com câmera fotográfica de 8.1 megapixels.



Ao abrir o exemplar gigante da revista, os assinantes encontrarão um anúncio da Sony Ericsson com a pergunta: "Notou a diferença que faz um celular com a câmera de maior resolução que você já viu?". Preso na página ao lado, o exemplar real da revista.


Ainda na mesma edição, mas em tiragem maior, um anúncio de página simples trará o aparelho com uma dobradura presa à sua tela. Conforme vai sendo aberta, compara a foto dos outros celulares com a foto grande do novo C905.

Depois de totalmente aberta, a dobradura mostra uma foto ampliada em ótima resolução, com o objetivo de reforçar a qualidade do aparelho.



Agência: Talent, Brasil
Diretores de Criação: João Livi e Leo Macias
Criação: Leo Macias, Gustavo Nardini, Marcelo Jun Sato e Alexandre Catarino

Detalhe: As imagens são layouts, porque a capa da Veja é sempre mantida em sigilo até o momento de ir para as bancas.

23 dezembro, 2008

World Class Gym: Caricatura

A academia World Class Gym, para divulgar sua nova franquia em Estocolmo, espalhou cartunistas em pontos estratégicos de grande movimento oferecendo desenhos gratuitos. Nas caricaturas as pessoas ganhavam aquela turbinada, como se tivessem passado meses malhando.

Interessante esta ação, pois as pessoas costumam guardar isso para sempre, colocando em quadros, enfim, uma marca como esta vai ser levada durante anos.



Agência: Le Bureau Stockholm, Suécia
Diretor de Arte / Redator: Jonas Wittenmark / Tobias Carlson


Detalhe: Esta peça ficou com o bronze na categoria "Best Ambient" (Ads of the World) do mês de outubro/2008.

22 dezembro, 2008

Stove Top: Abrigos de Ônibus

Para tentar atrair e aguçar a curiosidade das pessoas durante o inverno, a Draftfcb criou para a Stove Top (Kraft Foods), empresa de alimentos prontos, anúncios em abrigos de ônibus aquecidos pelo telhado.

A idéia foi aproveitar aquele tempo que as pessoas estão mais pré dispostas a ver um anúncio publicitário e mostrar exatamente que a comida é servida quente. De acordo com a Kraft, a estratégia deste mercado é seduzir os consumidores para experimentar produtos.



Agência: Draftfcb New York, Estados Unidos

Título da peça: "Frio, fornecido pelo inverno. Calor, fornecido por nós."

19 dezembro, 2008

Garnier: Protetor Solar

Está é uma ação de marketing, que ocorreu antes do verão, quando as lojas começaram a indicar suas coleções de verão. A intenção era lançar uma nova linha de proteção solar chamada Ambre Solaire a partir de uma idéia não convencional, que tivesse os benefícios saudáveis e agradáveis com ótimos benefícios.

O resultado foi que, 72% dos clientes compraram realmente todos os artigos nas lojas espontaneamente, e com isso, também receberam amostras e um folheto de proteção solar.



Agência: Publicis Zurich, Suiça

Título da peça: "A proteção solar nunca sai de forma. Ambre Solaire Garnier."

18 dezembro, 2008

MINI Clubman: Test-drive

Para mostrar o quanto é divertido conduzir um novo carro, lançaram o MINI Clubman. Sendo assim, criaram o primeiro test-drive virtual, combinando seus anúncios publicitários do cinema com a tecnologia.

Com uma câmera instalada dentro do cinema, que captava os movimentos do corpo das pessoas e uma tecnologia especial desenvolvida, deu a possibilidade aos espectadores conduzir um carro e experimentar uma sensação diferente.



Agência: Interone Worldwide Munich, Alemanha

Detalhe: Com uma enorme resposta, 10.000 bilhetes conduziram ao aumento de 32% nos test-drive.

17 dezembro, 2008

McDonalds e Coca-Cola: Escadas

Dois dos maiores anunciantes do mundo, Coca-Cola e McDonalds, se uniram para divulgar a venda de refrigerantes nas lojas da rede de fast food.

As escadas convencionais foram adesivadas com a marca da Coca-Cola e as escadas rolantes, aquelas que não exigem nenhum esforço físico da pessoa, foram adesivadas com imagens da Coca Cola Light.

Agência: DDB, Stockholm, Suécia
Diretor de Criação: Andreas Dahlqvist
Diretores de Arte: Simon Higby, Viktor Arve, Felix Söderlind, Tove Eriksen Hillblom
Redatores: Simon Higby, Viktor Arve, Felix Söderlind, Tove Eriksen Hillblom
Fotografia: Alexander Pihl


Detalhe: Unir um benefício a uma utilidade faz toda diferença.

16 dezembro, 2008

Ogawa: Massagem

Para demonstrar a experiência da massagem de primeira classe da Ogawa de maneira original, a agência Grey Kuala Lumpur criou adesivos, no qual foram colocados estrategicamente em lugares pela cidade para promover a experiência Ogawa.

O interessante é que sempre que alguém pisa através do adesivo no chão, cria a ilusão que a figura impressa no adesivo está fazendo uma massagem com o pé.



Agência: Grey Kuala Lumpur, Malásia
Diretor de Arte: Andrew Fong
Redator: Andrew Fong
Fotografia: Studio DL

Título da peça: "Experiência da massagem da primeira classe."

15 dezembro, 2008

Audi Q5: Sincronizado

O Audi Q5 é apresentado como o carro com engenharia perfeitamente sincronizado. A agência Heimat trabalhou com produtora Psyop, para criar imagens reais e conduzir milhares de seres humanos perfeitamente sincronizados.



Este é um anúncio de televisão, que revela toda a beleza e o brilho que um comercial pode ter, junto com uma coreografia e ótimos efeitos visuais.



Agência: Heimat, Berlim, Alemanha
Diretor de Criação: Guido Heffels
Criação: Guido Heffels, Nico Ronacher, Tim Schneider, Till Eckel
Planejamento: Andreas Mengele, Sebastian Marx

Título da peça: "Engenharia perfeitamente sincronizada."

12 dezembro, 2008

Renault Logan: Espaço Interno

Campanha criada pela agência Exclam Comunicação de Curitiba/PR para o Renault Logan. A primeira impressão quando olhamos para estes anúncios é que parecem ser sites eróticos, mas na verdade, são nomes de algumas empresas.





Agência:
Exclam Comunicação, Curitiba

Diretor de Criação: Lipsio Carvalho
Redator: Peterson Klug
Diretor de Arte: Alexandre Miyaki
Anunciante: Fórmula Renault
Produto: Renault Logan

Contribuição: Peterson Klug via email.

11 dezembro, 2008

Camuflagem: Bis x Kimono

Vocês se lembram daquela ação viral da Lacta para o chocolate BIS, onde na reportagem, a designer chamada Cláudia Cristina, contava sobre sua vontade de comer seus chocolates sozinha? (Veja no vídeo abaixo).



No mesmo conceito de camuflagem, o estilista Aya Tsukioka já havia criado anteriormente um tipo de kimono, que se transformava em uma máquina de venda de Coca-Cola.



Detalhe: Seria uma mera coincidência?

10 dezembro, 2008

Nokia N96: Bruce Lee

O mercado asiático conta com uma edição especial para o recém-lançado Nokia 96: o Bruce Lee Edition ou Dragon Phone. O aparelho vem com imagem do ex-lutador e ator na parte traseira, uma miniatura articulada, um chaveiro em forma de tchaco, fotos e vídeos na memória e outros pequenos apetrechos temáticos.



Para promover o aparelho além do lançamento do site, criaram um vídeo com um suposto Bruce Lee jogando ping-pong, apenas usando suas habilidades marciais e segurando um tchaco na mão.



Detalhe: O preço do aparelho está em torno de US$1.260 dólares.

09 dezembro, 2008

Cerveja Sol: Revista Gelada

A agência Fischer América criou um formato interessante de mídia para a cerveja Sol, onde os assinantes da Revista Placar receberão a edição de dezembro de uma maneira bem diferente.

A metodologia usada para a cerveja Sol, foi congelar as revistas que serão entregues dentro de uma caixa de isopor.



Agora você vai estar se perguntando, mas como os assinantes vão receber a revista sem que ela derreta antes? Segundo a agência, a entrega será feita em mãos por carros frigoríficos, para haver um cuidado maior.

Detalhe: O isopor será capaz de conservar por até 12 horas.

08 dezembro, 2008

Shark Project: Mala Direta

Shark Project é uma ação de mala direta, que pretende conscientizar o público sobre o grave risco de extinção de algumas espécies de tubarões, devido à pesca cruel e destrutiva.

Nesta carta, é solicitado de quem receba, corte pela parte pontilhada, abrindo então o envelope, que ao ser cortado, revela um pequeno líquido vermelho imitando o sangramento do animal quando lhe é retirada a barbatana em alto mar.



Agência: Y&R, Frankfurt, Alemanha

Detalhe: O papel da carta é similar à pele de tubarão, o que dá mais realismo a ação.

05 dezembro, 2008

Biocorner: Protegendo as Cores

Campanha da agência AIR para o detergente ecológico Biocorner, para promover os produtos de limpeza doméstica. Nos anúncios estão representados pelas imagens de um mar, lagoa e um rio para mostrar o contraste das cores.





Agência: AIR, Brussels, Bélgica
Diretor de Criação / Redator: Véronique Sels
Diretores de Arte: Phil van Duynen e Adopt
Fotografia: Adopt
Designer Gráfico & Imagem Digital: Adopt

Título das peças: "Protegendo as cores."

04 dezembro, 2008

HP: Wireless

Comercial de televisão para a impressora HP sem fio. As fotos e os projetos viajam através do ar à uma impressora sem fio neste anúncio.



Agência: Goodby, Silverstein & Partners
Produção: MJZ
Efeitos Digitais: Framestore

Título da peça: "Viva sem fio. Cópia sem fio."

03 dezembro, 2008

Absolut: Números da Loto

No mundo de Absolut, quadros de avisos da loto, que mostram os prováveis números do dia seguinte. Atualmente, estão funcionando em New York e Los Angeles.

Para dar à relevância mais criativa, foi colocado uma placa em New York ao lado de um quadro de avisos tradicional da loto, que mostra a quantidade do próximo prêmio acumulado.




Agência: TBWA\Chiat\Day, New York, Estados Unidos
Diretor de Criação: Rob Smiley
Diretor de Arte: Dave Sakamoto
Redator: Jonathan Marshall

Título das peças: "Números ganhadores da loto de amanhã."

02 dezembro, 2008

Pantene Pro-V: Ponta Dupla

O desafio da campanha, foi ilustrar dentro das extremidades do poste e aproveitar o ambiente ao ar livre. A execução foi aproveitar o formato do poste e implementar o aspecto físico do cabelo para mostrar as pontas duplas.

O resultado foi visto por mil carros todo dia, que circulava diariamente e gerava uma nova percepção na mente das pessoas que transitavam.



Agência: Grey Worldwide, Beit-Mery, Lebanon
Diretor de Criação: Greg Majdalany
Diretor de Arte: Monique Bejjani
Redator: Samer Zouehid

Título da peça: “Pantene Pro-V. Fim das pontas duplas."

01 dezembro, 2008

Ford Transit: Bagagem

Campanha da agência JWT criada para a Ford, que mostra no anúncio alguns estabelecimentos ao fundo, para simular que dentro da van existe bastante espaço e que é possível carregar muitas coisas.





Agência: JWT, Auckland, Nova Zelândia
Diretor de Arte: Rod Prosser
Redator: Craig Love
Fotografia: Chris Lewis
Retoque: Geoff Francis

Detalhe: Daquelas peças que não precisam de título.

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