19 agosto, 2014

E a polêmica da água privatizada da Nestlé?

Este é um trecho do documentário Nós Alimentamos o Mundo realizado em 2005 com o Peter Brabeck-Letmathe (atual presidente e ex-CEO, da Nestlé), onde ele afirma que as pessoas não possuem um direito mais a água do que apenas o necessário para sua mera sobrevivência, a não ser que eles possam pagar.



A polêmica reacendeu a discussão da água como bem público após a decisão da Anvisa proibir venda de um lote de água engarrafada São Lourenço. Neste documentário, o presidente da companhia defende a privatização do fornecimento da água, dizendo que a mesma é um alimento como qualquer outro e que deveria ter um valor de mercado estabelecido pela lei de oferta e procura, tendo em vista que em várias ocasiões as pessoas não lhes deem o valor necessário como deveriam e acabam desperdiçando.

Em nota, a empresa suíça que é líder mundial na venda de água engarrafada, setor que representa 8% de seu capital, totalizando aproximadamente 68,5 bilhões de euros em 2011, defende que o documentário é um excerto e foi retirada de contexto, deturpando assim a visão do presidente da companhia, já que ele tem dito repetidamente é que todas as pessoas têm o direito à água potável para atender às suas necessidades básicas de higiene e de hidratação, além de ter declarado também o seu forte apoio à resolução 64/292 das Nações Unidas para o Direito Humano à Água e ao Saneamento.

O fato é que não é de hoje que a companhia se envolve em polêmicas. Em outro documentário chamado "História da Água Engarrafada" produzido pela ativista americana Annie Leonard, ela retrata através de pesquisas científicas a comprovação que a água de garrafa muitas vezes tem menor qualidade do que a filtrada, pois defende que a água é um bem de todos e que não deveria ser comercializada. Contudo, ela destaca os problemas em relação ao lixo gerado pelo plástico das embalagens, além de cobrar mais investimentos de infraestrutura aos políticos e órgãos públicos para tentar solucionar esta questão. Antes de assistir ao vídeo, não se esqueça de ativar as legendas em português.


Nota: O que você achou do vídeo?

4 comentários:

  1. Foda-se. Qualquer coisa nois comemo esse veio ai na porrada e foda-se!

    ResponderExcluir
  2. Concordo.

    Fodemos sua mãe e damos porrada no véio.

    ResponderExcluir
  3. São esses cretinos que falam merd@ ao chegar em posições de destaque que dão força ao comunismo e outras cretinices ditatoriais! CAI FORA NESTLÉ E SUIÇOS DE MERD@!!

    ResponderExcluir
  4. Estes anônimos aí acima todos são consumidores dos produtos Nestlé.

    ResponderExcluir

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato