14 agosto, 2014

Reflexão sobre o verdadeiro papel da educação

O documentário "Quando sinto que já sei" faz a reflexão sobre o verdadeiro papel da educação e registra práticas educacionais inovadoras que estão ocorrendo pelo nosso Brasil. O projeto reúne depoimentos de pais, alunos, educadores e profissionais de diversas áreas sobre a necessidade de haver novas mudanças.



O documentário aponta a necessidade de uma remodelação da escola atual e levanta um questionamento para todos aqueles que desejam transformar a educação brasileira: "Será que é possível criar essa escola? Uma escola que seja uma escola alegre, prazerosa? Ou a escola tem que ser o serviço militar obrigatório aos 7 anos?". Talvez aquela própria derrota da seleção brasileira de futebol para a Alemanha durante a semifinal na Copa do Mundo deste ano possa servir de exemplo.

O projeto independente partiu de questionamentos em relação à escola convencional que é aquela ainda do século passado, onde há carteiras todas enfileiradas diante de um quadro negro, grades, sinal de fábrica para indicar o intervalo, e ao final, provas para testar os seus conhecimentos foram realmente absorvidos, além de mostrar a percepção de que valores importantes da formação humana que estão sendo deixados de lado atualmente, como o próprio exercício coletivo para um ajudar o outro.

Além disso, esta também é uma geração que não está acostumada e habituada a fazer trocas, não sabe consertar coisas, solucionar problemas, plantar e colher para ser auto-suficiente, pois tudo o que sabe é ir em algum lugar e comprar, e se talvez ele enjoar daquilo basta somente jogar fora e comprar novamente, o que a torna totalmente dependente. É, a gente se acostuma, mas não devia.

Durante dois anos, os realizadores visitaram iniciativas em oito cidades brasileiras. Esses projetos estão criando novas abordagens e caminhos para uma educação mais próxima da participação cidadã, da autonomia e da afetividade. A etapa final do projeto foi financiada com a colaboração de 487 apoiadores pela plataforma de financiamento coletivo Catarse. Como diria o educador Paulo Freire: "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção".



Nota: O que você achou do vídeo?

0  comentários:

Postar um comentário

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato