quarta-feira, 4 de junho de 2014

Cabine incentiva fazer doações com o coração

Com a proposta de angariar fundos para as crianças cegas, a agência colombiana Y&R encontrou uma maneira bastante inusitada para atrair as doações e criou a campanha intitulada "Blind Booth" através de uma cabine para a Juan Antonio Pardo Foundation que incentiva as pessoas a doarem com o coração.



É possível que você já tenha notado, mas quando a pessoa faz uma doação, a tendência normalmente é tirar da carteira uma nota de valor baixo e que não irá fazer muita falta, certo? Porém, e se estivesse escuro, será que teria outro efeito? Para demonstrar esse experimento, o indivíduo tinha que entrar na cabine escura e depositar uma nota de qualquer valor no balcão sem ver qual nota ela estaria tirando. O objetivo era fazer que as pessoas pudessem realizar a doação com o coração e não com os olhos.

Ora, entra ano e sai ano, mas é sempre a mesma velha história na propaganda que todos já conhecemos. Com a chegada do maior evento de criatividade em publicidade de Cannes, muitas agências tentam emplacar as suas peças fantasmas a qualquer custo na tentativa de apenas agradar o cliente sem resolver de fato o problema que foi proposto inicialmente.

Se a peça existe realmente não sabemos, mas o que fica evidente é que devido a falta de resultados práticos obtidos através da campanha, há possibilidade desta ação não existir. Apesar disso, nota-se que na teoria a campanha possui o ingrediente fundamental que é a criatividade, mas e na prática, será que resolveu mesmo o problema? Diante disso, surge a questão: Não seria mais interessante que houvesse um aumento no número de doadores ao invés de um valor maior das doações individuais? Enfim, aproveite o espaço para fazer os seus apontamentos, mas sempre com parcimônia.



Nota: O que você achou da ação?

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