sábado, 22 de maio de 2021

Cozinha às cegas, um guia culinário sensorial

No Brasil, existem 6,5 milhões de pessoas com cegueira ou algum tipo de deficiência visual. E para ajudar as pessoas com deficiência visual, a Maggi e a unidade de Receitas Nestlé se juntaram à Fundação Dorina Nowill para Cegos e lançaram o projeto chamado "Cozinha às Cegas" criado pela agência Publicis Brasil.

O projeto é um guia sensorial de 130 páginas que tem a proposta de estimular os cinco sentidos: tato, com ilustrações em relevo dos pratos e impressão em braile; olfato, já que será possível sentir os aromas das especiarias mencionadas nas receitas; visão, uma vez que a publicação traz um design que possibilita que pessoas com baixa visão possam ler o conteúdo; e audição, tanto com botões que emitem sons dos instrumentos a serem utilizados no preparo quanto com a versão em audiobook. 

O objetivo do projeto é promover a autonomia e o bem-estar de pessoas cegas ou com baixa visão por meio da culinária. Este guia estará disponível às 1.500 pessoas assistidas pela fundação quando os atendimentos presenciais forem retomados. Os exemplares têm como meta complementar as orientações práticas gastronômicas oferecidas de forma personalizada na cozinha experimental da terapia ocupacional na Fundação Dorina, em São Paulo. Também há uma versão com audiodescrição desta campanha.


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