20 agosto, 2015

A hilária animação sobre o poder da empatia

O RSA (Royal Society For The Encouragement Of Arts) é um instituto empenhado em encontrar soluções inovadoras e práticas para questões sociais através de vídeos curtos. O objetivo é justamente diminuir essa lacuna que há entre a realidade de hoje e os desejos para que o mundo se torne um lugar melhor de viver.



Além disso, o instituto também tenta compreender e melhorar a capacidade humana. Ora, mas qual seria a melhor maneira de aliviar a dor e o sofrimento de alguém? Neste vídeo intitulado "The Power of Empathy" (O poder da empatia), a pesquisadora Brené Brown nos lembra que só podemos criar uma conexão de empatia genuína se formos corajosos o suficiente para realmente entrar em contato com nossas próprias fragilidades. Na psicologia e nas neurociências contemporâneas a empatia é retrata como uma "espécie de inteligência emocional" que pode ser dividida em dois tipos: a  primeira é a cognitiva que está relacionada com a capacidade de compreender a perspectiva psicológica das outras pessoas; a segunda é a afetiva que está relacionada com a nossa habilidade de experimentar reações emocionais por meio da observação da experiência alheia.

Segundo pesquisas do psicólogo italiano Salvatore Maria Aglioti, esses parâmetros indicam que a empatia em seu contexto tem uma resposta humana universal, comprovada fisiologicamente. Sendo assim, essa característica da empatia pode ser tomada como causa do comportamento altruísta, uma vez que predispõe o indivíduo a tomar atitudes altruístas. Apesar de o vídeo ser de 2013, ainda continua bastante atual nos dias de hoje. Prepare-se para mergulhar em uma busca interior para se conhecer totalmente e também para compreender a humanidade. Se tiver com paciência de assistir, confira também o poder do elogio sincero e da positividade que disponibilizamos por aqui já há algum tempo.



Nota: O que você achou do vídeo?

0  comentários:

Postar um comentário

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato