07 fevereiro, 2014

O lado negro do chocolate ao redor do mundo

Você gosta de chocolate? Sabe de onde vem o cacau de que ele é feito? Pois bem, este é o documentário de 2010 chamado "The Dark Side of Chocolate" (O Lado Negro do Chocolate) que mostra acusações de organizações como a Nestlé de acobertar o tráfico de crianças e ainda usar trabalho infantil nos cacauzais.


Através de câmeras escondidas e identidades falsas, a equipe da produção deste documentário resolveu então investigar mais a fundo o caso. A descoberta mostrou que as crianças das plantações da Costa do Marfim têm geralmente entre 12 a 15 anos de idade, onde carregam cargas pesadas e comumente são expostas a pesticidas, que com o passar do tempo, mostram os seus efeitos após 20 a 30 anos.

A logística mostra que as crianças são traficadas geralmente de áreas rurais, onde os traficantes as levam à fronteira de ônibus. Após isso, usam mototaxistas para levar elas pela fronteira do país. Além disso, o documentário explica que 42% da produção mundial de cacau vêm da Costa do Marfim, e juntas, essas grandes empresas como Nestlé, Cargill e ADM compram quase toda essa produção. 

Apesar de nenhuma das empresas quererem assumir as responsabilidades por tais condições, elas alegam não ter controle direto sobre o cultivo de cacau e as práticas laborais. Diante disso, surgem as questões: O que será que as empresas de chocolate estão fazendo para combater o problema? Onde estaria a ética e a transparência com os seus consumidores? Seria aquela Lei de Gerson em querer levar vantagem em tudo? Confira também a parte 2 e a parte 3 do documentário.


Nota: O que você achou do vídeo?

Um comentário:

  1. Triste! E como cidadão comum também me sinto impotente! Penso que muitas pessoas se preocupam com a causa, mas acredito que a maioria finge não ver e não saber, ou prefere que seja deste modo. Desta forma é bem pouco provável que mudanças aconteçam, mas fico feliz por ver que tem pessoas que se preocupam com o bem geral e conseguem enxergar uma causa que não vá influenciar somente a sua vida.
    Desejaria que o mundo fosse melhor, que não houvessem pessoas gananciosas a tal ponto de tirar a vida de outras e sacrificar tudo por dinheiro.
    Sabemos que não é só na indústria de cacau que acontecem problemas, são diversas empresas faturando milhões, bilhões de dólares, euros e afins. São pessoas mesquinhas que não se preocupam com a saúde da sociedade em geral e só visam o enriquecimento próprio. Infelizmente é necessária uma mobilidade muito grande para efetuar uma demonstração de repúdio, porém parece que cada vez mais, com o tempo, as pessoas precoupadas somente com o seu bem-estar e sua vida, não tomam atitudes ou não parecem estar preocupadas com algo que "está tão distante".
    Me considero parte da "massa burra", somos todos manipulados pelos empresários destas indústrias, pelos políticos que não tem força de vontade e pelos órgão de proteção que muitas vezes são corrompidos por esquemas.
    Só resta rezar para ver se um dia tudo isso fará parte de um passado ignorante.

    ResponderExcluir

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato