Quem já não quase tropeçou ou até mesmo trombou em alguém pelo simples motivo de estar distraído ou no mundo da lua olhando para uma tela de celular? Este é um minidocumentário bem-humorado chamado "Texting While Walking" do The New York Times produzido pelo cineasta norte-americano Casey Neistat.
O experimento mostra através de um guia rápido de sobrevivência, os desafios da vida moderna de andar pelas ruas enquanto está digitando algo através de um aparelho celular, pois com o número crescente de usuários de smartphones, a falta de atenção dos usuários de internet que estão sempre conectados através dos dispositivos móveis nunca esteve tão em alta.
E então, você é capaz de ficar sem o smartphone? Saiba que isso é o reflexo da tecnologia nos tempos modernos. Segundo alguns estudos de universidades americanas, foi constatado que houve um aumento significativo no número de acidentes de quem anda e digita ao mesmo tempo. O fato é que a atenção das pessoas que são viciadas em celular já chegou ao estágio de fragmentação de alerta constante de sempre estar respondendo a estímulos. Além disso, este tipo de comportamento influencia diretamente a forma de como se anda e também interfere temporariamente na memória quando você envia mensagens.
Em uma sociedade imediatista cada vez mais frequente nos dias atuais, o ser humano tem sido corroído cada vez mais pela ansiedade de viver o prazer imediato, tendo em vista que a expectativa está voltada para tudo que se possa obter pronto, com satisfação instantânea e sem demandas mais prolongadas. Ao final, o cineasta ainda faz uma provocação e mostra uma "técnica infalível" de como as pessoas deveriam usar de modo que não interrompesse o fluxo de pessoas que estão transitando pelas ruas.
Nota: O que você achou do vídeo?
0 comentários:
Postar um comentário