05 setembro, 2014

Kite Fight, a batalha de pipas no Rio de Janeiro

Nas favelas do Rio de Janeiro, o ato de soltar pipas é mais do que uma fuga para o lazer: é também uma forma lúdica de batalha. Neste curta-metragem chamado Kite Fight (Briga de Pipas) feito pela produtora brasileira Mosquito Project, retrata o cotidiano e as batalhas de pipas na Favela da Rocinha, no Rio.


Depois do futebol, as pipas é o esporte mais popular do país, e também uma forma de driblar as duras condições de vida. Neste cenário, onde as formas de diversão e entretenimento são limitadas, as lajes viram verdadeiros ringues para as batalhas entre vizinhos. O público é variado, desde jovens, crianças, adultos e de vez em quando até mesmo idosos, levam para as suas respectivas lajes, pipas caseiras, cerol e vontade de vencer. Criado para o The New York Times e produzido cineasta Guilherme Tensol, o curta-metragem foi realizado como parte do material veiculado pelo jornal durante a Copa do Mundo deste ano.

Apesar de ser perigoso e as crianças retratarem que chegam até a cortar o dedo devido ao cerol que é colocado na linha, eles dizem que é muito divertido, além de se sentirem livres como um pássaro quando soltam a pipa. Diante das diferenças existentes de quem mora nas favelas, o curta-metragem mostra um olhar otimista, onde todo mundo é igual e que é possível ver o lado bom disso tudo: a diversão.


Nota: O que você achou do vídeo?

Um comentário:

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato