A tradicional "Black Friday" (sexta-feira negra, em inglês), é um termo criado pelo varejo nos Estados Unidos para nomear a ação de vendas anual. Esta ideia de abaixar os preços dos seus produtos vem sendo adotada por outros países como: Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e também no Brasil.
Porém, no Brasil a realidade é bem diferente, tanto é que a promoção acabou virando motivo de piada entre os usuários de internet, onde a suposta liquidação acabou sendo chamada de "Black Fraude", ou seja, tudo pela metade do dobro. O motivo disso é a maquiagem de preços, tática utilizada pelos e-commerces pra vender mais sem ter que necessariamente diminuir os valores.
Funciona da seguinte forma: O lojista sobe arbitrariamente o preço do produto dias ou uma semana antes do Black Friday. Dessa forma, no dia 28 (sexta-feira), ele pode dar um desconto muito grande no produto, e o consumidor acreditará estar levando vantagem. É a famosa Lei de Gerson para mascarar as ofertas. Apesar de já existir há 5 anos no Brasil, os descontos ainda geram bastante desconfiança por boa parte dos consumidores. Segundo uma pesquisa feita pelo site de comparação de preços Zoom com 10 mil pessoas mostrou que 41% não acreditam que encontrarão descontos reais. Bom, talvez isso possa ter servido de aprendizado para que as empresas consigam melhorar este ano.
Agora que você está ciente deste "disclaimer" (aviso, em inglês) iremos mostrar uma campanha publicitária com foco no público masculino executivo. Em uma região onde os executivos não têm tempo para sair do escritório, a agência Salles Chemistri resolveu realizar um desfile nas alturas pela região empresarial de São Paulo para divulgar as ofertas da Black Friday da Camisaria Colombo. A ideia nonsense inovadora foi colocar diversos manequins instalados em drones para sobrevoarem pela Vila Olímpia, transformando as janelas dos prédios comerciais em uma grande vitrine da marca com ofertas imperdíveis.
Nota: O que você achou da ação?
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