09 setembro, 2015

A metáfora da xícara de chá e o consentimento

A lógica é bastante simples: Se você resolve oferecer uma xícara de chá para alguém e ela é recusada, logo você não deve obrigar ninguém a tomá-la, correto? Partindo deste pressuposto, a blogueira britânica em parceria com a produtora Blue Seat Studios criou um vídeo bem-humorado para falar sobre abuso sexual.


O vídeo intitulado "Tea Consent" (Chá e Consentimento) explica de forma bastante didática através de uma metáfora o que é abuso sexual e o porquê não podemos forçar homens ou mulheres a fazer sexo se não quiserem. De forma descontraída é destacado como o conceito do bom senso é usado na argumentação que é estritamente ligado às noções de sabedoria e do princípio da adequação dos meios aos fins. E é através dele no qual se define a capacidade média que uma pessoa possui, ou deveria possuir, de adequar regras e costumes a determinadas realidades considerando as consequências e assim poder fazer bons julgamentos e escolhas.

Além disso, o vídeo destaca que indivíduos inconscientes não necessitam de alguém para induzir o que consumir, pois o bom senso, neste caso, seria deixar a pessoa ter a liberdade de escolha. E se você entende o absurdo que é forçar alguém a agir deste modo invasivo, também será capaz de entender o quanto isso é perturbador. E mesmo que você tenha identificado um suposto padrão de comportamento naquela hora e lugar, isso também não significa que ela terá a tendência de aceitar novamente a sua sugestão.

Aliás, a pessoa pode até mesmo aceitar sua gentileza, mas mesmo assim, o outro não é obrigado a tomar o seu chá. É óbvio que essa situação é frustrante, já que você se deu ao trabalho de fazer. No entanto, também há aquelas pessoas que mudam de ideia no tempo de ferver a água, misturar as ervas e adicionar o leite. E não há nada de errado nisto. A regra é clara: Na dúvida sobre como agir, pergunte ou evite de fazer. Como diria o personagem He-Man: "A maneira certa é a melhor maneira". E você, gostaria de tomar uma xícara de chá? Caso esteja de acordo, confira o vídeo que selecionamos abaixo.



Nota: O que você achou do vídeo?

Um comentário:

  1. Viu essa ação?
    http://leoburnett.com/articles/work/the-burger-report-transforms-information-into-fun

    ResponderExcluir

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato