29 novembro, 2016

Vídeo polêmico sobre a legalização das drogas

Uma campanha um tanto quanto polêmica de repressão às drogas está circulando pelas redes sociais. Nele, artistas conhecidos, como a atriz e cantora Leandra Leal, o ator Wagner Moura e o humorista Gregório Duvivier, entre outros, tentam explicar porque são a favor da legalização das drogas em nosso país.


O vídeo idealizado pelo CESEC (Centro de Estudos de Segurança e Cidadania) faz parte da campanha "Da proibição nasce o tráfico". A peça feita em formato de jogral ainda conta a participação de jornalistas, policiais, cientistas e ativistas que questionam a política de "guerra às drogas" e lembram as consequências dessa política para a sociedade como um todo. O objetivo é mostrar a ineficácia da "guerra" contra as drogas, além de afirmar que essa abordagem mata mais brasileiros do que as próprias substâncias.

Em nota, a diretora Julita Lemgruber do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania  afirma que "Por uma coincidência terrível, nosso vídeo vem à tona justamente no momento em que o Rio de Janeiro vive um aumento agudo e intenso dessa trágica guerra às drogas. O vídeo é essencial para lembrar que os danos causados pela política de guerra às drogas superam, em muito, os danos provocados pelo eventual uso abusivo de qualquer droga". No vídeo abaixo, você pode conferir os depoimentos dos artistas.



Nota: O que você achou do vídeo?

Um comentário:

  1. Claro que eles são a favor do uso das drogas!Segundo eles a repressão mata mais do que o uso de drogas, será mesmo? Porque então o cigarro foi tão duramente combatido? E hoje teve seu consumo reduzido a ponto de não ser possível mais fumar em nenhum lugar público? Porque combate-se tanto o alcoolismo a ponto de realizarem "blitzes" de trânsito, pesadas multas para quem dirige alcoolizado, nega-se emprego para alcoólatras, menores não podem beber (não é esse o argumento dos viciados? Por que proibe-se maconha e cocaína e não as drogas legais : Bebida alcoólicas e cigarros?)me digam por quê? Já imaginaram o uso legal de drogas no cenário do cotidiano? Um motorista cheio de maconha dirigindo no trânsito das cidades (sim,Por quê os bêbados não dirigem do mesmo jeito apesar da proibição?)Já imaginou você sofrendo um erro médico ou do seu dentista por que ele estava chapado? Ou o seu vizinho te agredindo ou ligando o som de madrugada muito doidão?
    Pois é! Isso eles aí da propaganda não dizem! Eles acreditam ou insinuam que todos serão éticos e ao consumir drogas seja de qualquer espécie o farão em ambientes lúdicos e meditativos sem alarde! Vocês sabiam que os assaltantes (aqueles que tomam o celular, assaltam mercadinhos, ônibus etc) em sua maioria se drogam para criar coragem e fazer a "parada"? Pois é!
    As entidades de saúde, ministério, médicos etc. conseguiram reduzir a incidência de variados tipos de câncer fazendo uma campanha dificil contra o cigarro! O cigarro gera muito dinheiro, era campeão de propagandas na televisão inclusive na Fórmula 1! Mas um movimento mundial de conscientização em prol da saúde humana , conseguiu reduzir o consumo! A campanha não usou a repressão policial, usou atacar o calcanhar de aquiles do cigarro: desestimulou o consumo e a compra ao mesmo tempo! Poderia ser feito o mesmo com as drogas! Criminalizando pesadamente o consumidor que é sempre tratado como coitado e não como criminoso! Todo mundo flagrado comprando drogas deveria ser preso e apenado pesadamente! E mais, deveria ser feito um anti-doping para todo candidato a emprego público neste país! Inclusive para os funcionários públicos já em serviço há muitos anos! Em caso positivo : Rua!
    Artistas como estes aí da campanha vivem numa redoma de vidro à parte da realidade social do nosso país! E claro, todos são viciados!

    ResponderExcluir

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato