23 julho, 2018

O século do ego e as forças ocultas da mente

Há cem anos, uma nova teoria sobre a natureza humana foi divulgada pelo criador da psicanálise Sigmund Freud. Ele dizia ter descoberto forças primitivas, sexuais e agressivas ocultas no fundo das mentes de todos os seres humanos. Forças que, se não controladas levariam indivíduos e sociedades ao caos e à destruição.


O documentário "O Século do Ego" é uma série da televisão britânica produzida em 2002 por Adam Curtis. Seu enfoque é sobre como o trabalho de Sigmund Freud, Anna Freud, e Edward Bernays influenciaram na maneira no qual as empresas e governos têm lidado com a psicologia do inconsciente em uma era de democracia de massa. O episódio começa falando sobre o sobrinho americano de Freud, Edward Bernays que é quase desconhecido hoje em dia, porém, ele é quase tão importante para o século XX quanto o seu tio, porque Bernays foi a primeira pessoa a pegar as ideias de Freud sobre seres humanos, e usá-las para o seu objetivo.

Ele mostrou às corporações americanas, pela primeira vez, como elas poderiam fazer as pessoas quererem coisas que elas não precisam, ao associar bens de consumo aos seus desejos inconscientes. Disso, viria uma nova idealização política. Ao satisfazer os desejos egoístas dos indivíduos, se pode fazê-las felizes e, portanto, dóceis. Foi o começo do "eu" consumista do nosso mundo moderno. As ideias de Freud sobre o funcionamento da mente humana hoje são aceitas pela sociedade, assim como a psicanálise.

No entanto, há cem anos, as ideias de Freud eram odiadas pela sociedade vienense. Isso porque naquela época, Viena era o centro de um vasto império na Europa central. E para a poderosa nobreza da corte dos Habsburg, as ideias de Freud eram não somente embaraçosas, como a própria ideia de examinar e analisar os sentimentos de alguém era uma ameaça ao seu reinado absoluto. Se tiver curiosidade, também está disponível a versão completa do documentário.


Nota: O que você achou do vídeo?

0  comentários:

Postar um comentário

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato