08 maio, 2019

Everything is a Remix: Tudo é um Remix

O remix nada mais é que o ato de combinar ou editar material já existente para produzir algo novo. O termo "remix" originalmente se aplica à música. Tornou-se proeminente ao final do século passado durante os tempos áureos do hip-hop, a primeira forma musical a incorporar amostras de gravações já existentes.


Hoje em dia, qualquer um pode remixar qualquer coisa, músicas, vídeos, imagens, o que for e distribuir globalmente na hora. E para fazer isso é desnecessário possuir ferramentas caras ou ter algum distribuidor ou habilidades. Remixar é arte popular e qualquer um pode fazê-lo. Ao mesmo tempo, essas técnicas de coletar material, combiná-lo e transformá-lo são as mesmas usadas em qualquer nível de criação.

Para ter uma ideia, a maioria dos sucessos de bilheterias apoiam-se bastante em material já existente. Basta você observar: Dos 10 filmes de maior sucesso dos últimos 10 anos, 74 em 100 são continuações, refilmagens ou adaptações de livros, histórias em quadrinhos, videogames e etc. Transformar o velho ao novo é um dos maiores talentos de Hollywood.

Como Isaac Newton disse uma vez, nos apoiamos em ombros de gigantes, que é o que ele estava fazendo quando adaptou a frase das palavras do filósofo Bernard de Chartres que dizia: "Somos comparáveis a anões encavalitados sobre os ombros de gigantesː vemos portanto, mais coisas do que eles viram e vemos mais longe do que eles. Qual a razão disto? Não é nem a acuidade do nosso olhar, nem a superioridade da nossa altura, mas porque somos transportados e elevados pela alta estatura dos gigantes".

Além disso, como diz no vídeo, o Steve Jobs às vezes era orgulhoso da história da Apple de copiar e dizia que nunca teve vergonha de roubar grandes ideias. No entanto, ele guardava grandes rancores de quem se atrevesse a copiar a sua marca. O documentário mostra que quando nós copiamos justificamos e quando outros copiam, nós desprezamos. Neste sentido, com o olho cego em direção na nossa própria mímica e impulsionada pela fé nos mercados e na propriedade, a propriedade intelectual aumentou o alcance original com interpretações mais amplas das leis existentes, nova legislação, novos domínios de cobertura e recompensas atraentes.



Nota: O que você achou do vídeo?

0  comentários:

Postar um comentário

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato