15 novembro, 2014

A relação do povo indígena com a tecnologia

Este é um documentário Indígenas Digitais em parceria com a Cardim Soluções Integradas que mostra como a tecnologia está influenciando até mesmo a vida das tribos indígenas para facilitar a informação e a comunicação entre os povos, além de conscientizar a sociedade de forma geral em favor da Mãe Natureza.


Os povos indígenas sempre utilizaram vários instrumentos para se comunicar. Um exemplo disso são as buzinas de conchas utilizadas como trombetas de guerra ou sinaleiros nos barcos. Com a chegada da internet, a interação deste povo foi ampliada como se fosse um portal para o mundo. Em contraponto, isso resume muito bem o discurso do Dave Grohl (vocalista e guitarrista dos Foo Fighters) durante a aberta do SXSW, onde ele falava sobre a busca de você encontrar a sua própria voz.

Pode parecer estranho essa combinação de índio e tecnologia, mas a tecnologia se transformou em um recurso que não somente ajuda a preservar a natureza, como também manter o seu território, respeitando a diversidade, fortalecendo a cultura e a tradição. O objetivo principal é de facilitar o acesso à informação e comunicação aos diferentes povos indígenas, estimular o diálogo intercultural, além de promover a pesquisa e estudo as culturas locais. 

Através deste meio foi possível reduzir distâncias, aproximando as pessoas para que a sociedade possa ter acesso a essas nações indígenas, até porque não se pode isolar esse grupo e ainda carregar o preconceito que prega que os índios devem ficar escondidos na mata, excluídos da sociedade. Porém, na prática o efeito é totalmente inverso, pois o que acontece já nas grandes cidades é que a tecnologia aproxima quem está longe e afasta quem está perto. Com a convivência do dia a dia, o uso da tecnologia acaba virando um refúgio perigoso para que essas pessoas não entrem em contato umas com as outras. Nesse caso, serve mais para afastá-las do que para aproximá-las.

Há que diga que animais como os leões e tigres há anos eram os reis da selva. Porém, certo dia, eles foram para um zoológico e de lá, permaneceram confinados para sempre. Neste cenário tecnológico, nos faz refletir na visão de Josh Harris no documentário "Vivemos em Público" realizado pelo canal do GNT, onde ele dizia que talvez um dia as pessoas irão acordar e perceber que são servos.



Nota: O que você achou do vídeo?

0  comentários:

Postar um comentário

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato