Comer cinco frutas e vegetais por dia pode parecer uma tarefa difícil, além de custar caro para muitas famílias. Estima-se que mais de 300 milhões de toneladas de comida são desperdiçadas todo ano. Para evitar isso, a rede de supermercados francesa Intermarché decidiu fazer sua parte para tentar ajudar.
O principal objetivo do projeto é reduzir toneladas de alimentos de qualidade que são devolvidos à terra todos os anos pelos agricultores e com isso evitar também o gasto desnecessário dos recursos usados na sua produção, como a água, as terras cultiváveis, a energia e o tempo de trabalho. Ao alterar padrões de consumo, este projeto pretende que no futuro sejam comercializados de forma igual todos os produtos com qualidade, independentemente do tamanho, cor e formato.
Como a união europeia declarou 2014 como o ano de combate ao desperdício de comida, a campanha intitulada "Les Fruits et Légumes Moches" (Frutas e Legumes feios) que visa mostrar que esses alimentos descartados são tão bons quanto, além de ser 30% mais baratos. Para resolver esse problema, o jeito foi comprar os alimentos dos próprios fornecedores de produtos que eles normalmente jogariam fora para tentar vender nos supermercados.
O resultado foi bastante positivo, mas teve apenas um problema, os produtos esgotaram rapidamente. Em média 1,2 toneladas vendidas por loja durante os dois primeiros dias, mais de 24% de aumento no movimento das lojas. Essa iniciativa conscientizou tanto as pessoas sobre o desperdício de comida que até mesmo os veículos de comunicação sugeriram que todos os supermercados do país fizessem o mesmo.
Nota: O que você achou da ação?
isso é demais!!
ResponderExcluirExcelente oportunidade pra discutirmos o alimento não apenas como ingrediente, mas componente de um sistema cultural.
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