25 julho, 2015

O real valor da construção de um simples lápis

Este é um trecho do documentário "Free to choose" (Livre para escolher) produzido em 1980 e apresentado por Milton Friedman que mostra que quando você compra um lápis está trocando o seu dinheiro e o tempo que gasto por alguns segundos de trabalho de milhares de pessoas envolvidas no processo de produção.


Através de uma forma simples e didática, Friedman conta como funciona todo esse processo e quais itens foram necessários para que o lápis pudesse chegar até as suas mãos. No início, ele começa mostrando que o lápis vem de uma árvore que foi derrubada no estado de Washington, nos Estados Unidos. Entretanto, para derrubar esta árvore foi necessária uma serra. E para fazer a serra foi preciso do aço e, consequentemente, para fazer o aço também foi necessário ter minério de ferro.

O grafite, por sua vez, é um chumbo comprimido que, provavelmente, pode ter vindo de algumas minas da América do Sul. Já a borracha, talvez tenha sido extraída na Malásia, onde a seringueira não é sequer nativa, pois ela foi importada por alguns homens de negócio com a ajuda do governo inglês. Neste sentido, podemos observar que mesmo talvez eles não se falando exatamente a mesma língua foi a cooperação que acabou ocasionando a união para que fosse possível construir o lápis.

Ora, mas então o que as reuniu e as levou a cooperar para produzir este lápis? Exato, foi a mágica do sistema de preços que os reuniu e fez cooperar para produzir um simples lápis para que você possa tê-lo por uma quantia insignificante. É por isso que o funcionamento do mercado livre é tão essencial não apenas para promover eficiência produtiva, mas sim para ter harmonia e paz entre os povos do mundo.



Nota: O que você achou do vídeo?

0  comentários:

Postar um comentário

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato