Parece que o mundo está de cabeça para baixo. Cada dia tomamos conhecimento de novos desastres. Mas é impressionante observar como na mesma velocidade que chegam, também desaparecem para dar lugar às novidades. Até mesmo a pobreza deixou de ser novidade e também foi esquecida pelas capas de jornais.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0dTqze1by_VjU8e_Z0Lv3d4FtupO4QKfznyPax-_gYBevHKJn34YBhKd2P7j16pLvdmuHsdaDbsWrhKsEOvj03-SeXAM4ex88LuQgKagNFuNrp7Xsc05-3CJMOsMPFSsnHaVpStrkROC0/s1600/rest_630.jpg)
Cerca de 16,2 milhões de pessoas vivem em situação de extrema pobreza no Brasil. Mas o que as pessoas conhecem sobre essa realidade? Partindo deste questionamento, a ong TETO resolveu fazer uma surpresa com alguns clientes em um restaurante para conscientizar e mostrar as diferenças entre realidades, onde de um lado há valores que oferecem uma vida digna, enquanto do outro, faltam àqueles recursos mais básicos. Quando o consumidor resolvia pedir pela conta, o garçom era prontificado a chegar até o cliente com um recibo do serviço no valor de R$77,00 reais (itens correspondentes ao transporte, moradia e saúde) que o cliente havia gasto no almoço.
O objetivo da campanha é conectar novamente as pessoas a essa realidade em que vivem os moradores e moradoras das comunidades mais precárias do país. O que nos separa da pobreza não é somente a renda mensal de uma família, mas principalmente a violação diária dos seus direitos. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), R$77,00 por mês separam aqueles que vivem acima dos que vivem abaixo da linha da extrema pobreza. Em 2013, a ong TETO havia feito uma campanha de grande impacto chamada "Invisigram, problemas que ninguém vê" para alertar sobre este problema.
Nota: O que você achou da ação?
Muito top esta ação. Fiquei com vontade chorar. Bem verdade, estamos deixando o que importa e substituindo pelo que pouco importa. Precisamos revisar nossos conceitos de importância, não só pela pobreza, mas por outras tantas coisas.
ResponderExcluirMuito lindo esas ong.
ResponderExcluirDeus Abencoe.