11 dezembro, 2015

E então, o que te separa da extrema pobreza?

Parece que o mundo está de cabeça para baixo. Cada dia tomamos conhecimento de novos desastres. Mas é impressionante observar como na mesma velocidade que chegam, também desaparecem para dar lugar às novidades. Até mesmo a pobreza deixou de ser novidade e também foi esquecida pelas capas de jornais.


Cerca de 16,2 milhões de pessoas vivem em situação de extrema pobreza no Brasil. Mas o que as pessoas conhecem sobre essa realidade? Partindo deste questionamento, a ong TETO resolveu fazer uma surpresa com alguns clientes em um restaurante para conscientizar e mostrar as diferenças entre realidades, onde de um lado há valores que oferecem uma vida digna, enquanto do outro, faltam àqueles recursos mais básicos. Quando o consumidor resolvia pedir pela conta, o garçom era prontificado a chegar até o cliente com um recibo do serviço no valor de R$77,00 reais (itens correspondentes ao transporte, moradia e saúde) que o cliente havia gasto no almoço.

O objetivo da campanha é conectar novamente as pessoas a essa realidade em que vivem os moradores e moradoras das comunidades mais precárias do país. O que nos separa da pobreza não é somente a renda mensal de uma família, mas principalmente a violação diária dos seus direitos. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), R$77,00 por mês separam aqueles que vivem acima dos que vivem abaixo da linha da extrema pobreza. Em 2013, a ong TETO havia feito uma campanha de grande impacto chamada "Invisigram, problemas que ninguém vê" para alertar sobre este problema.



Nota: O que você achou da ação?

2 comentários:

  1. Muito top esta ação. Fiquei com vontade chorar. Bem verdade, estamos deixando o que importa e substituindo pelo que pouco importa. Precisamos revisar nossos conceitos de importância, não só pela pobreza, mas por outras tantas coisas.

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo esas ong.
    Deus Abencoe.

    ResponderExcluir

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato