Este é um documentário chamado "Sonho Tcheco" dirigido por dois estudantes da escola de cinema de Praga para seu trabalho de conclusão de curso. Com o apoio de uma verba do Ministério da Cultura tcheco, este filme é capaz de descortinar toda influência da mídia e da própria publicidade nos eventos cotidianos.
Em cinco anos, diversos hipermercados foram construídos na República Tcheca e a população do antigo país socialista apaixonou-se pelo consumo. Uma mudança drástica para um povo que há poucos anos dormia em filas para comprar produtos de primeira necessidade. Em tom crítico, o filme lança a campanha de um novo e enorme supermercado fictício que promete oferecer os melhores produtos com preços bem atraentes e acessíveis para uma vida melhor, que muitas vezes não representa a realidade de um país.
É bastante curioso verificar o nível de questionamento das pessoas, onde até que ponto elas acreditam na mensagem que está sendo recebida e qual é a reação delas ao descobrirem depois o que havia por trás da propaganda. O documentário mostra como as companhias de propaganda funcionam, os seus métodos, por exemplo, de encenação pelos próprios publicitários e não por atores, contratação de especialistas de comportamento de consumo, linguagens apropriadas e os seus truques que eles utilizam para persuadir e tornar a mensagem convincente ao público.
Além da pegadinha, o documentário nos leva a refletir sobre como as pessoas enxergam a vida diante das propagandas inexistentes, até porque tudo no final acaba se tornando um sonho, literalmente. A proposta para a realização deste filme foi contratar uma das maiores agências de publicidade do mundo para criar uma campanha de um hipermercado fictício e divulgar através dos mais variados meios de comunicação no intuito de impactar o maior número de pessoas possíveis. Aproveite para tirar as suas próprias conclusões e ative as legendas em português que estão disponíveis no vídeo abaixo.
Nota: O que você achou do vídeo?
0 comentários:
Postar um comentário