terça-feira, 12 de novembro de 2019

Toda a verdade: Uber, os contornos do sucesso

Em 2009, nasceu uma nova ideia que mudou a forma como milhões de pessoas se deslocam. O serviço de viagens compartilhadas Uber, entrou em cena. Atualmente, é uma das marcas mais conhecidas do mundo. Apesar da sua popularidade, a empresa continua apresentando um prejuízo de 1,2 bilhão de dólares.


Apesar do investimento e há 10 anos neste mercado, nenhum dos investidores teve um retorno financeiro real, isso porque não é nada rentável. Na busca pelo domínio, Richard Jacobs (ex-analista de segurança da Uber) diz que a empresa criou um conjunto de ferramentas de softwares e técnicas secretas por pessoas que tinham estado na CIA e FBI em uma sede central de estratégia global conhecida como Divisão de Operações de Ameaças em São Francisco para lutar contra reguladores e adversários, que incluem táxis, outros rivais e até mesmo autoridades governamentais.

Uma das ferramentas secretas da Uber batizada coincidentemente de "Hell" era de um software criado para forçar a concorrência (no caso, o Lyft, nos EUA) a ir à falência, roubando os seus condutores para obter vantagem comercial. Outra ferramenta chamada "Ripley" eliminada à distância os dados da empresa nos discos rígidos, caso fosse solicitado alguma investigação do governo ou até mesmo um rival de outro país. A terceira ferramenta era um programa espião chamado "Greyball" feita para enganar os reguladores enquanto a empresa tentava entrar no mercado australiano, ou seja, a Uber podia ligar os smartphones das outras pessoas para lhes apresentar uma versão diferente da aplicação.

A quarta ferramenta intitulada "Surfcam" era usada para recolher informação dos condutores a empresas rivais. O curioso disso é ver a expressão da diretora da Uber Austrália ao ser questionada sobre o uso dessas ferramentas. Para a professora adjunta, Sarah Kaine, diz que não tratar os condutores como funcionários é essencial para o lucro da Uber. Confira o documentário completo na íntegra no vídeo abaixo.



Nota: O que você achou do vídeo?

0  comentários:

Postar um comentário

Buscar

 

Facebook

Publicações recentes


Parceiros

CupomVálido