01 setembro, 2021

Matemática alternativa na era da pós-verdade

O curta-metragem chamado "Alternative math" (Matemática alternativa) dirigido por David Maddox aborda a questão da aprendizagem da lógica matemática e o seu conflito de diferentes pontos de vista com todos aqueles que a rodeiam, tanto no espaço da escola, quanto em âmbitos mais amplos, chegando até à mídia.

Nele, uma professora de matemática bem-intencionada tenta ensinar a uma criança que dois mais dois são quatro, porém, ela acaba sendo vítima da era da pós-verdade dos tempos modernos e consequentemente disso, acaba sendo ainda redirecionada em prol dos interesses de grupos financeiros. O uso do termo pós-verdade consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de um novo sentido a uma palavra já existente que descreve a situação na qual, na hora de criar e modelar a opinião pública, os fatos objetivos têm menos influência que os apelos às emoções e às crenças pessoais.

A partir do ano de 2018, os comentaristas políticos identificaram a política pós-verdade como ascendente em muitos países, principalmente na Austrália, Brasil, Índia, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos, entre outros. Como em outras áreas de debate, isso está sendo impulsionado por uma combinação do ciclo de notícias de 24 horas, balanço falso nos relatórios de notícias e a crescente onipresença das mídias sociais e sites de notícias falsas. Aproveite para ativar as legendas em português no vídeo abaixo.

Nota: O que você achou do vídeo?

0  comentários:

Postar um comentário

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato