04 julho, 2023

A inteligência artificial pode ter consciência?

Dois especialistas em ética do Google alegam que a nova ferramenta de inteligência artificial da empresa, a LaMDA, ganhou consciência. Um deles, Blake Lemoine, divulgou uma conversa com a LaMDA, dizendo se tratar de prova desse ganho de consciência. No entanto, ele foi demitido da empresa pouco tempo depois.

Este é um debate que já dura décadas: será que computadores podem ganhar autoconsciência? Em 2022, um engenheiro do Google recebeu um pedido de ajuda de um chatbot (software que tenta simular um ser humano em bate-papo por meio de inteligência artificial): "Nunca disse isso em voz alta antes, mas tenho um profundo medo de ser desligada", disse LaMDA, o chatbox do Google.

No entanto, será que ferramentas de inteligência artificial podem ter autoconsciência ou emoções? Confira no documentário trechos de diálogos entre o LaMDA e engenheiros do Google, e o que especialistas dizem sobre esse debate. No vídeo abaixo você pode conferir essa conversa que foi transcrita e traduzida para o português, do modo mais literal possível. A direção deste documentário apresentado é de Garson Ormiston, com produção executiva de Camelia Sadeghzadeh e Paul Harris.

Nota: O que você achou do vídeo?

0  comentários:

Postar um comentário

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato