01 junho, 2023

O último humano, um olhar sobre o futuro

Os humanos modernos surgiram há cerca de 200 mil anos. Eles eram excepcionalmente bons em fazer ferramentas, contar histórias, pensar de forma abstrata, planejar e trabalhar juntos em grandes grupos. Os excedentes alimentares eram escassos, a sobrevivência era difícil e a expectativa de vida era baixa.


Levamos 150 mil anos até alcançarmos a população de 2 milhões de humanos. As melhorias foram graduais e eventualmente levaram à revolução agrária, a maior mudança em nossa história. E foi quando realmente começamos a crescer. Foram mais de 10 mil anos até atingirmos a marca de 300 milhões. No entanto, esse crescimento foi superado com a Revolução Industrial. Em 1800, éramos um bilhão.

A população humana dobrou em apenas 120 anos e depois dobrou novamente em 50 anos. Hoje, somamos cerca de 8 bilhões de pessoas e nunca antes vivemos tanto. Somos capazes de nos destruir com as nossas próprias invenções, como também podemos encontrar soluções para evitar catástrofes possam acontecer. Descobrimos antibióticos, como também espalhamos doenças pelo mundo em poucos dias.

Nosso sistema industrial nos forneceu melhores condições de viver, como também mudou a atmosfera. O que fazemos impacta todas as pessoas, até as que ainda não existem. É por isso que é importante pensar no futuro e por que nossa presença é tão importante, por que o que fazemos hoje importa. Um dia, o último humano nascerá, só não sabemos quando. Aproveite para ativar as legendas em português.

Nota: O que você achou do vídeo?

0  comentários:

Postar um comentário

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato