Na década de 1970, as pessoas eram expostas a cerca de 500 anúncios por dia. Atualmente, as pessoas veem cerca de 5000 anúncios por dia. Imagine pagar por um veículo de 100 mil dólares que exibe anúncios enquanto você dirige ou ir ao banheiro público na Suécia e perceber que existem anúncios em espelhos?
A Samsung está começando a exibir anúncios em sua geladeira de mais de 3 mil dólares e a ideia é colocar ainda mais telas em todos seus eletrodomésticos. E se os supermercados comprarem os dados de acesso às câmeras da sua geladeira, eles poderiam aumentar dinamicamente o preço do leite, por exemplo, quando perceberem que o estoque está acabando. A Ford patenteou um sistema para exibir outdoors no painel do seu carro enquanto você dirige. Até o ChatGPT está se tornando uma plataforma de compras. Parece que em breve teremos a monetização do pensamento.
A vigilância sendo colocada como conveniência e a palavra inteligente sendo apenas um código para te rastrear e mostrar anúncios personalizados, isso te soa familiar o que chamam de inovação para você? O vídeo ainda faz uma sátira de como é assistir ao pôr do sol através da tecnologia nas versões premium, aprimorado e vip (versão realista de como é a vida), isto é, sem o estresse de viver como é retratado no filme "Don't Look Up" (Não Olhe Para Cima). E pela falta de uma conexão legítima, haveria a necessidade da criação de um oráculo em forma artificial que entendesse todas suas necessidades, nem que para isso fosse necessário tratar as coisas como entretenimento, desviando o foco para interesses comerciais.
Nota: O que você achou do vídeo?
0 comentários:
Postar um comentário