19 fevereiro, 2014

O valor da honestidade em tempos modernos

Se por um lado a honestidade é um dos princípios morais mais valorizados pela sociedade, por outro, também é a mais rara nos dias atuais. A empresa de cartão de crédito chamada NAB para demonstrar o valor da importância disso, eles resolveram fazer uma pegadinha para testar a consciência das pessoas.



A brincadeira consistia em colocar os óculos na entrada de um shopping para observar como as pessoas reagiriam diante desta situação. Ora, o fato é que atualmente o conceito desta qualidade parece ter outra conotação, pois quem age de forma correta é visto como uma pessoa anormal, até porque a honestidade é um presente muito caro, não espere isso de pessoas baratas.

Em uma sociedade onde as pessoas utilizam da famosa Lei de Gerson para levar vantagem em tudo, e que para isso, se propõem a passar por cima de tudo e de todos, como, por exemplo, furar uma simples fila por não ter paciência para esperar, não respeitar os sinais de trânsito bem como as vagas reservadas para deficientes, arranjar um jeito de fazer um "gato" da tv por assinatura, usar programas e/ou produtos falsificados e até mesmo devolver aquele troco que o caixa lhe deu a mais são situações bastante comuns do nosso dia a dia.

Porém nem tudo está perdido, pois talvez com esses exemplos de comportamento como no vídeo abaixo, o mundo pudesse se tornar um pouco melhor, ou mais fácil de viver. E você, também devolveria os óculos? E se fosse algum item de maior valor, você agiria da mesma forma? Por fim, fica a seguinte mensagem: "Se para vencer, estiver em jogo a sua honestidade, perca. Você será sempre um vencedor".



Nota: O que você achou do vídeo?

9 comentários:

  1. Incrível,muito bacana! (:

    ResponderExcluir
  2. Se fosse comigo, já que é pra averiguar a honestidade, reinvindicaria os 5% a que tenho direito, por ter achado coisa perdida (art.1234 do Código Civil)

    ResponderExcluir
  3. Se fosse no Brasil, num teria dado ninguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito no brasileiro, só não acredito no Governo Brasileiro, nos somos um povo trabalhador, já viu aquela frase a ocasião faz o Ladrão,

      Excluir
    2. Flavio, o Governo Brasileiro é um espelho do povo. O brasileiro é um povo trabalhador sim, mas como vc mesmo disse, a ocasião faz o ladrão.

      O que falta aqui é cultura, a cultura de que é nosso dever fazer o que é CERTO e ÉTICO. Esta é a cultura presente nos países desenvolvidos, onde a civilidade é muito importante, há a correta valorização da educação e é um absurdo quando alguém tenta tirar vantagem própria em detrimento de prejudicar outra pessoa.

      Infelizmente, aqui o nosso povo não tem a educação necessária para entender que estamos em uma sociedade e que a sociedade é mais importante que o indivíduo.
      É uma via de mão dupla, você colabora com a sociedade e ela colabora com você.

      Abraço.

      Excluir
  4. O espelho de qualquer atitude somos nós como individuos e não como cidadãos,a cultura e educação só ajuda a desenvolver uma pessoa,a diferença é o que cada um é e não o que nos ensinam.

    ResponderExcluir
  5. usar programas e/ou produtos falsificados. isso poderia ser melhorado aqui, se o Brasil não fosse o país onde os impostos são os maiores do planeta.

    ResponderExcluir

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato