O termo "Junk food" (Comida lixo, em português) é uma expressão pejorativa para alimentos que contém alto teor calórico, porém com níveis reduzidos de nutrientes. Esta é uma palestra realizada pela ativista Anna Lappe no evento TEDxManhattan através do tema "Marketing da comida porcaria para crianças".
Você já deve ter reparado que nas embalagens dos produtos alimentícios voltado para crianças há muitos personagens famosos de desenhos animados. De acordo com a autora, a indústria de alimentos investe mais de 2 bilhões de dólares todo ano em marketing direcionado às crianças e jovens. Diante deste cenário alarmante, não é exagero dizer que se isso tornou realmente perigoso.
Se por um lado às doenças relacionadas à nutrição entre os jovens estão crescendo e todos sabem disso, por outro, as marcas por sua vez precisam buscar os truques mais mirabolantes possíveis para seduzir as crianças através da propaganda com a finalidade de conseguir vender os seus produtos. Pensando nisso, se pergunta: Será que estamos realmente pensando apenas no dinheiro ou poderíamos repensar melhor na saúde que estamos oferecendo a elas?
Isso sem dizer no legado que a marca irá obter ao longo dos anos por ter insistido as crianças para serem fiéis a uma marca que é vazia e sem valor, até porque se ela tivesse mesmo algum valor, talvez fosse melhor pensar em oferecer produtos que são nutritivos e não visam apenas no dinheiro, pois certamente ela também é responsável por cumprir o seu papel como marca de educar.
Talvez você esteja pensando que a marca não obrigou ninguém a nada ou empurrou goela a baixo o produto, até porque a criança que ainda não tem muito discernimento, pois ela comprou por sua própria vontade, não é mesmo? Enfim, uma coisa definitivamente é certa: Estamos todos pagando o preço pela crise que isso gera no sistema de saúde, mas será que é isso que queremos no futuro? Apenas mentalize quem é essa criança e tire a sua conclusão por conta própria.
Você já deve ter reparado que nas embalagens dos produtos alimentícios voltado para crianças há muitos personagens famosos de desenhos animados. De acordo com a autora, a indústria de alimentos investe mais de 2 bilhões de dólares todo ano em marketing direcionado às crianças e jovens. Diante deste cenário alarmante, não é exagero dizer que se isso tornou realmente perigoso.
Se por um lado às doenças relacionadas à nutrição entre os jovens estão crescendo e todos sabem disso, por outro, as marcas por sua vez precisam buscar os truques mais mirabolantes possíveis para seduzir as crianças através da propaganda com a finalidade de conseguir vender os seus produtos. Pensando nisso, se pergunta: Será que estamos realmente pensando apenas no dinheiro ou poderíamos repensar melhor na saúde que estamos oferecendo a elas?
Isso sem dizer no legado que a marca irá obter ao longo dos anos por ter insistido as crianças para serem fiéis a uma marca que é vazia e sem valor, até porque se ela tivesse mesmo algum valor, talvez fosse melhor pensar em oferecer produtos que são nutritivos e não visam apenas no dinheiro, pois certamente ela também é responsável por cumprir o seu papel como marca de educar.
Talvez você esteja pensando que a marca não obrigou ninguém a nada ou empurrou goela a baixo o produto, até porque a criança que ainda não tem muito discernimento, pois ela comprou por sua própria vontade, não é mesmo? Enfim, uma coisa definitivamente é certa: Estamos todos pagando o preço pela crise que isso gera no sistema de saúde, mas será que é isso que queremos no futuro? Apenas mentalize quem é essa criança e tire a sua conclusão por conta própria.
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