Você já se perguntou por que a todo o momento empresas estão lançando novas versões de seus produtos? Um caso recente é o lançamento do novo iPhone 6 da Apple, onde as pessoas formam até fila para adquirir o produto mais atual antecipadamente. E então, será que é necessário comprar algo que não precisamos?
Se por um lado as empresas desejam que os consumidores sejam ansiosos e insatisfeitos, até porque se as pessoas deixam de comprar, a economia também não cresce, por outro, a lógica de criar um produto que consiga durar mais parece não ser vantajoso no padrão de negócio atual, onde no final é a ganância que acaba prevalecendo.
Pois bem, este é o documentário chamado "A História Secreta da Obsolescência Planeada" que mostra como a obsolescência planejada definiu as nossas vidas desde os anos 20, quando os fabricantes resolveram começar a diminuir a vida útil dos produtos para aumentar as vendas e como engenheiros e designers se viram forçados a adotarem novos valores e objetivos.
Nesta sociedade que é dominada por uma economia em crescimento, cuja lógica não é crescer para satisfazer as necessidades dos consumidores, mas sim crescer apenas por crescer com uma produção sem limites. Neste sentido, qual seria o seu impacto no meio ambiente? Será que estamos preocupados com isso ou estamos esperando os recursos naturais acabarem para entender que o dinheiro não se pode comer?
Em tempos modernos onde as pessoas dão mais atenção às aparências em tudo o que é novo, bonito e moderno, é bem provável que não é o consumo que vai garantir que sejamos mais felizes. O fato é que precisamos de uma mudança de paradigma e mentalidade para reduzir o consumo e a produção, além de desenvolver outras formas de riqueza para conseguirmos viver em harmonia, até porque se a felicidade dependesse do nível de consumo, deveríamos ser absolutamente felizes. Confira no vídeo baixo.
Nota: O que você achou do vídeo?
0 comentários:
Postar um comentário