Para enfrentar este calor nada melhor que se refrescar um pouco. Entretanto, em Vancouver, no Canadá, nesta época do ano costuma registrar uma temperatura um pouco abaixo de zero. Com a premissa que as entradas para o parque não devem ser ganhas, mas sim conquistadas, resolveram então lançar um desafio.
O desafio criado pela agência canadense Rethink consistia em esconder vários bilhetes gratuitos para o parque aquático Splashdown em diversos locais. A mecânica funcionava da seguinte forma: Através do site eram informados alguns pontos da cidade onde os supostos ingressos estariam e com isso, as pessoas teriam que além de achar, necessariamente também se molhar para ganhar o seu prêmio. Com um orçamento de apenas 3 mil dólares, a ação conseguiu gerar centenas de milhares de impressões em mídia espontânea pelas redes sociais.
Apesar de ser uma experiência marcante, talvez a ação não tenha ganhado tantas proporções. Uma possível explicação para isso pode ser o fato que o desafio foi realizado para benefício próprio e não focado em ajudar outras pessoas, igual a campanha do "Ice Bucket Challenge" (Desafio do balde de gelo) que teve também a participação do Mark Zuckerberg (fundador do Facebook), onde a ideia era derramar água fria com gelo sobre a cabeça para arrecadar dinheiro para caridade.
Naquele caso, apesar do desafio ter sido modesto, foi a adesão de celebridades que tornou a proposta um fenômeno. Em contrapartida, diversos participantes foram acusados de usar a brincadeira para promover a si mesmo como benfeitores, e logo, a solidariedade teria dado lugar ao exibicionismo. Polêmicas à parte, o fato é que os participantes conseguiram mobilizar milhões de pessoas ao redor do mundo e aumentar o número de doações, mas isso já é assunto para outra pauta. Confira o vídeo-case da campanha abaixo.
Nota: O que você achou da ação?
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