09 junho, 2015

Um semáforo inteligente que ajudam os idosos

Em 2012, o Ministério da Saúde registrou mais de 2700 mortes de idosos por atropelamento. Para ajudar a travessia deles pelas ruas, a agência OpusMúltipla em parceria com a Setran (Secretaria Municipal de Trânsito) decidiu alterar o tempo que alguns semáforos ficam abertos para os pedestres em Curitiba/PR.


Para isso, foi realizada uma pesquisa com quase 500 idosos entre 60 a 90 anos para identificar a velocidade média que é percorrida durante a travessia. Com base nesses dados, o tempo de travessia de 12 segundos passou para 18 segundos. Neste sentido, a Prefeitura de Curitiba resolveu tomar uma iniciativa e implantou cerca de 120 semáforos inteligentes em 31 pontos da cidade, permitindo que os idosos e também pessoas com dificuldade de mobilidade possam acionar o dispositivo através dos seus cartões de transporte.

A mecânica funcionava da seguinte forma: Ao encostar o cartão de transporte no dispositivo dos sinais de pedestre era possível ganhar alguns segundos a mais, permitindo ter uma passagem mais segura pelas ruas. Diante disso, surgem algumas questões: Será que é realmente necessário gastar mais dinheiro criando tais dispositivos "inteligentes" ou seria mais eficiente investir em educação para que os motoristas possam aguardar todos pedestres de maneira geral para atravessar? Ao final do vídeo, um jornalista ainda faz uma colocação equivocada afirmando que a cidade é feita para as pessoas e não para os carros. Ora, será que também é desrespeito andar de carro? E se for um idoso ou alguém com dificuldade de mobilidade andando de carro, será que não pode? Enfim, aproveite para tirar a sua conclusão na campanha abaixo.



Nota: O que você achou da ação?

0  comentários:

Postar um comentário

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato