29 setembro, 2015

A fiel relação da geração selfie com o mundo

Este é um vídeo bem-humorado chamado "Geração selfie" que escancara esta forma na qual uma jovem utiliza o seu smartphone nas redes sociais. Diante de situações inesperadas como chamar uma emergência ou praticar a generosidade pelas ruas para ajudar as pessoas ganham outro contexto no ambiente virtual.



Em uma sociedade imediatista cada vez mais frequente nos dias atuais, onde as pessoas sabem o preço de tudo, mas não sabem o valor de nada, o ser humano tem sido corroído cada vez mais pela ansiedade de viver o prazer imediato, tendo em vista que a expectativa está voltada para tudo que se possa obter pronto com satisfação instantânea e sem demandas mais prolongadas. A parte interessante é que em determinado ponto no vídeo, a jovem sente o prazer em ajudar as pessoas, agindo de maneira semelhante ao altruísta, porém por puro interesse próprio, já que a garota se coloca sempre em primeiro lugar em detrimento do ambiente e das outras pessoas ao redor.

Diante disso, surgem algumas questões: Será que esse tipo de comportamento na internet tem de certa forma, diminuído a nossa empatia com o outro e a sensibilidade que acontece ao nosso redor? Será que as redes sociais seriam realmente úteis para nossas vidas ou apenas mecanismos fúteis que só servem para estimular o ócio interno, alimentando de forma descontrolada o próprio ego e encurtando a relação que temos com as pessoas? Se por um lado os sites treinam as pessoas para se automatizarem a um padrão de comportamento que eles desejam através dos algoritmos, por outro, as pessoas querem ser notadas e, para isso, a autoestima acaba sendo a principal medida através da quantidade de amigos e acessos, ao invés da qualidade, simplesmente por se importar com aparência e números.



Nota: O que você achou do vídeo?

0  comentários:

Postar um comentário

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato