01 outubro, 2015

Quando a felicidade começa com um sorriso

O riso é uma parte do comportamento humano e é regulado pelo cérebro. Ele ajuda os seres humanos a indicar mais claramente suas intenções, durante interações sociais, e provê um contexto emocional para a comunicação. Pode ser utilizado para sinalizar aceitação e reações positivas com outros indivíduos.



A felicidade começa com um sorriso. Partindo desta linha de pensamento, a agência Gonzales, divisão da Serviceplan Benelux, criou a nova campanha da Coca Cola, que leva a felicidade em sua identidade há anos para provar isso realizando a "Epidemia do riso" em um trem na Bélgica. Tudo começa quando um rapaz está assistindo algo no seu tablet e começa a dar risada forçada para chamar a atenção de outras pessoas que estão por perto. Em seguida, a risada logo se espalha entre os passageiros, mesmo sem saber o motivo. Ao final, promotoras da marca revelam o segredo que estava por trás do riso distribuindo refrigerantes ao público.

A campanha lembra o experimento social ocorrido no metrô de Berlim, na Alemanha. Como você já deve ter notado, a ação também usa o mesmo estado psíquico inconsciente de contagio da campanha intitulada "A epidemia de bocejos" criada pela agência Lew’LaraTBWA para o Café Pelé que aconteceu no metrô de São Paulo em maio deste ano e que acabou ganhando bronze na categoria Promo&Activation em Cannes.

Ora, sabemos que a risada de uma pessoa é contagiosa e pode provocar riso nos demais. Entretanto, em tempos onde a atenção está cada vez mais fragmentada, capturar a atenção do público com algo criativo está cada vez mais disputado. Diante disso, surgem algumas questões: É justo tentar mexer no processo de decisão através do inconsciente das pessoas? E prestar mais atenção a um anúncio significa, de fato, mais vontade de comprar? E a ética, onde se encaixaria nisso tudo? Como podemos ter confiança em uma marca que demonstra ser manipuladora? Aproveite para tirar a sua conclusão no vídeo logo abaixo.



Nota: O que você achou da ação?

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