14 maio, 2020

Reação em cadeia em combate ao Coronavírus

Uma reação em cadeia é uma expressão usada na física e na química, para se referir a qualquer reação cujos subprodutos disparam uma sequência de reações idênticas, que se repetem até que sua matéria-prima se esgote. São processos que se auto-sustentam, ou seja, que se mantêm funcionando sozinhos.


E para exemplificar isso, a campanha intitulada "Flatten The Curve" (Achate a curva, em tradução livre) criada pela RealArt para o Departamento de Saúde da cidade de Ohio, nos Estados Unidos, mostra por que é importante manter o distanciamento social no combate ao Covid-19 e além disso, mira no esforço para que a curva de infectados não suba.

Em um primeiro momento, diversas bolas foram posicionadas sobre várias ratoeiras, todas elas juntas e preparadas para armar ao menor movimento. Em seguida, apenas uma bola é jogada sobre as armadilhas, desencadeando uma reação em cadeia. Após isso, a experiência é repetida, porém, desta vez com um espaçamento maior entre as ratoeiras e o resultado é bem diferente.

Apesar do efeito ser interessante, vírus e bolas de ping-ping são duas coisas diferentes. Para o médico e deputado federal Osmar Terra, ele faz alguns esclarecimentos sobre a curva epidêmica e diz que o distanciamento como combate à pandemia de coronavírus é uma decisão equivocada e que como sempre, parte da mídia tem um "especialista" de plantão para justificar que a população deve ficar em pânico fechada em casa, em quarentena radical.


Nota: O que você achou do vídeo?

0  comentários:

Postar um comentário

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato