quarta-feira, 22 de abril de 2020

Todos os comerciais sobre Covid-19 são iguais

Você já reparou que os comerciais sobre a Covid-19 são exatamente iguais? Uma trilha sonora de piano juntamente com aquela voz suave dizendo que tudo vai passar. Coincidência talvez? Nesta edição, você irá notar que a linguagem usada para falar sobre o momento atual com o público é praticamente o mesmo.


Quando uma empresa ou marca lança um comercial em resposta ao Coronavírus, eles podem dizer que estamos vivendo "tempos incertos" e que "estamos aqui para você". Eles podem também falar que a sua principal prioridade são "pessoas" e "famílias", trazendo os seus serviços para o "conforto e segurança de sua casa". E no final, não se esqueça: "estamos juntos nisso!".

Parece familiar? Bem, é provável que você tenha recebido de forma positiva ao assistir algum comercial destes de forma isolada. No entanto, quando você resolve juntar diversos comerciais em sequência, você percebe algo curioso. Ora, qual é o problema? Na prática, muitas empresas foram pegas de surpresa com a notícia, quase da noite para o dia. 

Com o distanciamento social das pessoas e também da oportunidade de visibilidade em questão, a solução das agências de propaganda foi compilar clichês com imagens antigas através de uma faixa de piano que possivelmente pudesse representar um estado de calma e livre de direitos autorais para colocar no ar o mais rápido possível. A motivação para isso? Aproveite para tirar as suas próprias conclusões.

Talvez esse seja um sinal que está na hora de nós mudarmos. Como Edward Bernays escreveu, em 1928: "A manipulação consciente e inteligente dos hábitos e opiniões organizados das massas é um elemento importante na sociedade democrática. Aqueles que manipulam esse mecanismo invisível da sociedade constituem um governo invisível que é o verdadeiro poder dominante do nosso país".


Nota: O que você achou do vídeo?

0  comentários:

Postar um comentário

Buscar

 

Facebook

Publicações recentes


Parceiros

CupomVálido