11 agosto, 2021

O lado negro sobre as energias verdes atuais

documentário intitulado "O lado negro das energias verdes" baseado no livro "The war of rare metals" (A guerra de metais raros) escrito pelo jornalista francês Guillaume Pitronn mostra-nos a transição energética e ainda traz a promessa de um mundo mais próspero e pacífico, finalmente livre de petróleo e poluição.

No documentário é exposto a cadeia de exploração e produção destes metais raros (inclusive de cobalto ou grafite que são necessários para o funcionamento das baterias atuais) que parecem estar longe de ser uma questão ecológica, demonstrando que, na realidade, essa transição verde poderá ser, de fato, um mito e que possivelmente se está meramente a deslocar a emissão de poluição para fases diferentes do processo. 

Isso porque ao libertarmo-nos dos combustíveis fósseis, estamos-nos se preparando logo mais para uma nova dependência de metais raros. Carros elétricos, turbinas eólicas, painéis solares. E se o mundo verde que prevemos se revelar um novo pesadelo? Ao final, a mensagem que fica é que temos que viver de uma maneira diferente para começarmos a reduzir os danos que causamos na Terra e que para isso, precisamos reduzir o consumo de materiais na nossa vida, pois os recursos em um determinado momento ela acaba.

Nota: O que você achou do vídeo?

0  comentários:

Postar um comentário

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato